O que será necessário para prosperar na arena global?

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Confira um pouco da palestra de Neil Stern, sênior partner do Ebeltoft USA. Neil listou alguns tópicos para prosperar na arena global:

  • Lidar com as leis e regulamentações nacionais, regionais e locais.
  • Contar com nova e acirrada concorrência
  • Adaptar suas estratégias de supply chain perfeitamente em condições de mercado bem diferentes
  • Entender as preferências e gostos dos consumidores locais
  • Ajustar preços, promoções, merchandising e mix de produtos
  • Selecionar corretamente os pontos comerciais
  • Levar a cultura e expectativa de sua empresa para os outros países

Apesar de ser um trabalho árduo, o crescimento está no mercado global. África, América Latina e Oriente Médio, crescem significantemente mais rápido que os países mais desenvolvidos ao redor do planeta. Os maiores varejistas, como Walmart, Carrefour, Tesco e Metro Group, percebem essa tendência e estão focados no crescimento global, apesar de alguns erros custosos cometidos no caminho.

Então, a pergunta agora é como podemos aumentar nossas chances de sucesso? Aprendendo com os erros e acertos desses grandes varejistas que já se aventuraram internacionalmente. Para isso o Ebeltoft realizou uma pesquisa em 18 países, 8 setores varejistas, 92 varejistas e mais de 127 mil lojas.

A primeira constatação é que quanto menor o país de origem da empresa, mais rápida sua internacionalização. No processo de expansão, a empresa prefere começar por países que sejam de mercado igual ao seu de origem, por exemplo, se for uma empresa de mercado emergente, tenderá a expandir para outro mercado emergente. Nos últimos 3 anos essa tendência aumentou muito, sendo muito mais forte o crescimento internacional que o doméstico.

O estudo definiu 4 chaves de sucesso para o processo:

  • Tenha um verdadeiro diferencial identificado
  • Ouça os clientes realmente e tenha liderança flexível para adaptar-se às necessidades deles
  • Tenha parceiros estratégicos
  • Execute um bom varejo: estratégias de pontos comerciais bem definidas, marketing, sistemas e infraestrutura

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