As novas escolhas do brasileiro para se alimentar

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A pesquisa da área de Food Service da GS&MD – Gouvêa de Souza apresenta as visões do consumidor sobre a alimentação fora do lar. Segundo a pesquisa feita em 2012, um dos destinos frequentes para alimentação do brasileiro é a padaria. Também se destacam as redes de restaurantes, super e hiper mercados e restaurantes independentes.

Em relação ao porquê da alimentação fora de casa, durante a semana, cerca de 80% comem em estabelecimentos porque trabalham fora, já durante os fins de semana, 53% dos brasileiros o fazem por lazer e 39% por prazer.

A opção do restaurante por “quilo” durante a semana aumentou de 23% em 2010 para 48% em 2012. Outra mudança foi a do delivery. Antes focado em pizzas, sanduíches e comida chinesa, o serviço de delivery se diversificou e apontou novas opções com a culinária árabe, japonesa, italiana e também a brasileira.

Com a preocupação de gastos diários e também com a saúde, para o consumidor brasileiro, sabor, higiene, aparência e preço são as características que definem a qualidade do alimento.

A coordenadora da área de food service da GS&MD, Ingrid Devisate, disse que atualmente, o consumidor continua se alimentando fora de casa, mas segurando os gastos devido ao aumento de preço dos alimentos.  “O preço da alimentação fora do lar está subindo acima da inflação, principalmente nos últimos 12 meses, mas a massa de renda não acompanhou este aumento. Os consumidores, então, migram para buffet por quilo, pois é uma forma de controlar seus gastos. Outro fator é que as redes não têm sido muito criativas em seus cardápios”.

Para adquirir a pesquisa completa, entre em contato com Ingrid Devisate (ingrid.devisate@gsmd.com.br).

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