Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

0
404

Seguindo a tendência do omnichannel, no qual o consumidor pode finalizar sua lista de desejos de múltiplas maneiras, o varejo se desdobra para fazer com que a logística seja única, aliando operações de lojas físicas e virtuais.

Assim, descubra os sete maiores desafios do varejo na era omnichannel:

icon_11. INTEGRAR TODOS OS CANAIS DE COMPRA: permitir que todos os “percursos”possíveis estejam disponíveis de acordo com o momento e a intenção dos consumidores.

icon_22. RECONHECER O PERFIL COMPLETO DO CONSUMIDOR: deve-se fazer com que não só o consumidor possa ser reconhecido (e rapidamente) em todos os pontos de contato com os canais, como permitir com que seja possível avaliar os hábitos e atitudes de forma a criar uma oferta mais adequada ao seu perfil. Essa estratégia aumenta a probabilidade de conversão da venda, bem como o grau de satisfação desse consumidor com sua experiência de compra.

icon_33. APRIMORAR O E-COMMERCE: a grande maioria das soluções disponíveis (via m-commerce ou aplicativos) ainda são meros canais de vendas, com pouca ou nenhuma integração com a loja ou com outros canais virtuais. O grande potencial para o uso da mobilidade é servir como apoio ao consumidor em seu processo de compra, ainda que a mesma possa ser completada em outro canal.35% das compras realizadas por “consumidores multicanais” têm início no mobile.

icon_44. IDENTIFICAR O MELHOR INVESTIMENTO: um grande desafio é entender a real necessidade das diversas exigências que durem e, principalmente, saber distinguir entre as relevantes e as que são temporárias. Deve-se enxergar a oportunidade num universo ainda pouco explorado, mas cheio de expectativa.

icon_55. GARANTIR PERFEIÇÃO NOS PROCESSOS: o varejista precisa ter o produto e quantidade no momento da compra; garantir a disponibilidade da mercadoria no depósito para fazer entrega (o sistema de gestão precisa funcionar para informar as quantidades disponíveis e prever a demanda dos pedidos); e garantir uma entrega eficiente, com o produto certo, para a pessoa certa, no endereço certo e de forma segura, para que a mercadoria não chegue danificada.

icon_66. INVESTIR EM TECNOLOGIAS: os varejistas devem buscar soluções tecnológicas para atender o consumidor multicanal, como o oferecimento de internet (wi-fi), disponibilização de terminais de consulta interligados a sites e sistemas de fidelização que interajam com o celular do cliente.

icon_77. ATENÇÃO A POLÍTICA DE PREÇOS: com a informação disponível de forma fácil e rápida, a tolerância do consumidor em relação à diferença de preços entre os distintos canais operados por um mesmo varejistas torna-se cada vez maior.

Fonte: Revista Mercado & Consumo, edição 07. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui