Receita do varejo cresce 4,3% em novembro impulsionada pela Black Friday

0
118
Foto: Shutterstock

Foi o que apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira, 15, em comparação com o mesmo período de 2013, já descontada a inflação pelo IPCA. O ICVA nominal, que não desconsidera os efeitos da inflação, apontou crescimento de 10,5% na mesma base de comparação.

Black Friday veio para ficar

Black Friday contribuiu positivamente para o crescimento do mês, que registrou 24% de crescimento na receita de vendas em relação à mesma data de 2013, considerando as lojas físicas e virtuais. Somente no e-commerce, onde a data é ainda mais expressiva, as vendas cresceram 67% na comparação com o ano passado.

icva_nov_1_p
Fonte: ICVA

Efeito Calendário

Além da Black Friday, o mês de novembro também foi beneficiado pelos efeitos de calendário. Houve mudança de dias nos feriados de Finados (domingo), Proclamação da República (sábado) e Consciência Negra (quinta-feira), além de um domingo a mais e uma sexta-feira a menos em relação a 2013 – o que resultou em um saldo positivo para o mês. Segundo os analistas, se os efeitos de calendário fossem descontados, o ICVA teria crescido 2,6% em receita deflacionada em novembro na comparação com 2013, contra 2,1% observado em outubro.

icva_nov_2_p

Setores

Os setores de Vestuário e Turismo (Agências e Operadoras de Viagens) se destacaram em novembro. Ambos vinham em queda nos últimos meses e apresentaram recuperação expressiva. Por outro lado, Supermercados e Hipermercados e Postos de Gasolina, setores que vinham registrando aceleração, tiveram um desempenho mais fraco, puxando o ICVA para baixo no mês.

Expansão

A região Norte apresentou o melhor desempenho do varejo, com crescimento de 7,7% na receita deflacionada, seguida pela região Sul, que cresceu 4,5%, e pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste, ambas com alta de 3,9%. A região Sudeste teve expansão de 3,6%. Todos os dados tem como base de comparação o mês de novembro de 2013. De acordo com os analistas, aceleração no crescimento das regiões Norte, Nordeste e Sudeste compensou a desaceleração das regiões Sul e Centro-Oeste.

icva_nov_3_p

icva_nov_4_p

Fonte: Cielo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui