Foodtecnoservice – NRA SHOW apresenta soluções para ajudar desafios competitivos

0
396

Por Ingrid Devisate*

A maior feira do setor de foodservice – NRA Show, se encerrou na semana passada, quando dezenas de milhares de operadores de restaurantes e fornecedores de produtos e serviços se reuniram em Chicago, Estados Unidos.

Enquanto os participantes foram ao show para aprender sobre uma variedade de tópicos, incluindo corte de custos, contratações, sustentabilidade, geração do milênio, franchising, marketing, entre outros, muitos passam a maior parte do seu tempo andando pelos corredores dos estandes na esperança de absorver todas as mais recentes tecnologias e produtos que podem ajudá-los a gerir os seus negócios. Uma vez que é quase impossível para uma pessoa visitar todos os expositores e se aprofundar em tudo que ali está exposto, compilei alguns trends das novas ofertas apresentadas e que podem te ajudar nos seus desafios competitivos.

No quesito menu digital, novas soluções mostram como apresentar seu cardápio, de maneira mais dinâmica e também mais fácil de gerenciar, como é o caso de soluções BrightSign e WAND. Segundo as exibições no estande, o objetivo é usar o menu como um demonstrativo mais claro dos seus produtos, como forma de publicidade e para impactar diretamente na receita, inclusive como aviso de sinalização para listas de espera.

Alianças estratégicas são o que as novas soluções tecnológicas estão propondo, como por exemplo, para os sistemas de pagamento como o Square, que não requerem funcionário operando, tratando-se apenas do seu software e o cliente. Também, para diminuir o erro humano ou ser mais preciso em cálculos de estoque o Whisk, um novo aplicativo integrado, fornece justamente esse poder de controle em relação aos ingredientes utilizados no seu restaurante, ajudando os empresários a tomarem decisões de negócios mais rapidamente e com inteligência, à medida que conhecem mais sobre os seus próprios produtos.

Opções de jantar como reservas de mesa, até a hora de pagar e especialmente dividir a conta também são oferecidas para facilitar a vida do cliente.

Da mesma forma, para sua vida ficar mais fácil, soluções como a da Revels Sistems, para acompanhamento de vendas, fluxo de caixa, pagamento de funcionários e de CRM também foram oferecidas, tanto para QSR, Bar ou mesmo Pizzarias onde você consegue rastrear onde está o motorista e status de pedidos, todas opções no ipad, ou smatphone, ou no seu próprio PC, tudo para estar mais próximo de você.

Falando em facilidade, o GrubHub, sistema de delivery, promete acabar com a sua fome e ainda propõe eliminar custo de mão de obra e locação: você só precisa de uma cozinha e alguém para entregar. Trata-se da plataforma para restaurantes virtuais. Por trás dessa inovadora proposta, reside uma discussão bastante estratégica para os operadores: como se beneficiar de plataformas poderosas sem que sua marca fique relegada a segundo plano? A OpenTable também apresentou seu novo aplicativo de pagamento, que pode ser integrado com o sistema POS de um restaurante, o aplicativo permite aos clientes utilizar os seus cartões de crédito para pagar sua conta em seu próprio dispositivo.

Se o problema é falta de mão de obra, o Jobsabi (ou “HotSchedules”) é a nova solução para terceirização. Ele é um aplicativo que permite que candidatos a empregos temporários, incluindo os de final de semana, possam identificar oportunidades de trabalho e se conectarem com você e sua necessidade. As vagas podem inclusive ser compartilhadas com amigos. O Jobsabi oferecido pela Apple permite ainda que os usuários recebam notificações de acordo com ambos os perfis, tanto para quem está procurando vagas, como para quem procura funcionários.

A Paytronix Systems revelou melhorias em seus aplicativos móveis para torná-los mais fáceis de usar, desde a capacidade para os hóspedes fazerem check-in com um código QR ou número de ID, até login por meio do Facebook e Twitter, ou verificação e transferência de suas recompensas.

Outros aplicativos para telefone, como o oferecido pela Dairy Queen e Dunkin’ Donuts, permitem que se encontrem os restaurantes, obtenham ofertas especiais, resgatem prêmios, e façam check-out usando um recurso de “mobile wallet”. Apps de lealdade de Dunkin também estão entre os mais requisitados, quanto mais recompensas melhor!

As novidades em experiência do consumidor não param por aí, a Diner’s Dream oferece um app que te coloca em contato direto com o seu garçom, mas pelo telefone: você pede, pergunta, conversa, tudo sem ser interrompido, apenas por mensagem.

A Evocalize, uma startup, é uma plataforma de marketing que ajuda restaurantes a criarem anúncios usando comentários de clientes satisfeitos em todos os canais de mídia social. Eles basicamente “recolhem” todas as frases virtuais citadas e geram conteúdo publicitário.

Procurando alguma solução tecnológica no Brasil? Uma empresa com base nos Estados Unidos e liderada por dois brasileiros promete revolucionar o mercado de foodservice. A Onyo estreia no mercado trabalhando com grandes e médias redes, já integrada com diversos softwares, e avançando nas praças de alimentação dos shoppings. Ela oferece grande comodidade para o consumidor, que escolhe, faz o pedido e paga pelo smartphone, encontrando sua refeição pronta ao chegar à praça; e para o dono do restaurante viabiliza mais armas para a batalha diária da competição, que não se restringe somente às praças de alimentação, ao oferecer promoções, vender mais, engajar a marca e ainda fidelizar seus clientes.

Em suma, o terreno está fértil para novas tecnologias. E dessa vez, o consumidor catalisa esse movimento. Boa sorte e muitos negócios para todos!

*Ingrid Devisate (ingrid@institutofoodservicebrasil.org.br) é gerente executiva do IFB – Instituto Foodservice Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui