Consultores: o que nos faz diferentes?

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É impossível conhecer e saber de tudo. Na GS&Consult somos uma equipe multidisciplinar, e, mesmo assim, os clientes sempre saberão mais sobre seus negócios do que nós, embora tenhamos a estrutura lógica, recursos, foco e objetividade para muitas vezes fazer um trabalho melhor. Bons consultores precisam ser ágeis e atualizados, buscando novos temas, projetos, clientes e metodologias. Bons consultores precisam continuamente estudar e aprender rapidamente.

Sem dúvida, a vida de consultoria não é fácil, pois trabalhamos alternadamente em projetos curtos e longos, quase sempre diferentes. É necessário estar preparado, capacitado para ser sabatinado pelo cliente e testado de diferente maneiras sobre o negócio do cliente.

Existe alguns pré-requisitos básico para ser um bom consultor:

·Raciocínio lógico: saber fazer boas perguntas. Saber construir narrativa de negócios;

·Comunicação: ser bom ouvinte, articulado, apresentável e persuasivo;

·Ter alto nível de energia e motivação: especialmente nos momentos mais difíceis;

O lado bom de ser consultor

Nem todos os projetos são únicos e estratégicos, mas sempre existe algo para aprender. Um consultor que não está aprendendo é um consultor sem futuro.

Eu adoro livros técnicos. Para mim, às vezes, pode ser mais fácil aprender com eles, apesar da dificuldade de encontrar motivação dentro desses livros após uma longa jornada de trabalho. É no início de todo projeto que eu encontro tempo e dedicação para estudar qualquer tema relacionado ao projeto. Incrível como pequenas pesquisas e insights que você consegue gerar nesses momentos e estudos podem gerar profundos impactos e agradecimentos pela informação por parte do cliente.

É importante entender que, muitas vezes, é isso que o nosso cliente busca: uma pessoa que contribua com novidade, até porque os problemas e as dificuldades do projeto que você está, o cliente já conhece e está cansado de saber.

Se você quer ser um bom consultor ou profissional…

…É preciso ter total interesse pelo seu cliente/empresa e segmento, mesmo que temporariamente durante o projeto.

Por isso, listo abaixo algumas lições que aprendi com um colega consultor, que você poderá achar muito útil, não importando a sua profissão:

  • Pense profundamente sobre o projeto ou problema da sua empresa. Quais são as questões fundamentais?
  • Pesquise no GOOGLE primeiro para encontrar respostas. Não desperdice o tempo dos outros;
  • Seja engenhoso, procure estar atualizado sobre a sua área de trabalho;
  • Leia e atualize-se sobre a sua empresa e concorrentes, use FEED de notícias (RSS Feeds); Busque por fontes diferentes;
  • Ouça PODCASTS quando conseguir. É uma forma rápida e fácil de aprender (no trânsito ou no caminho do trabalho);
  • Nas apresentações, utilize dados para direcionar hipóteses e afirmações. Apresente os dados de forma objetiva. Buque relatórios diferentes, cruze com informações de mercado, em sites do governo (IPEA, IBGE), em sites de notícia (EXAME, VALOR).
  • Encontre projetos similares, apresentações e PDF. Eu sempre procuro novos conteúdos no slideshare e no scribd, dois sites com uma grande quantidade de material, interessantes e resumidos;
  • Pesquise em inglês. A grande parte dos materiais disponíveis estão em inglês. Faça pesquisas em inglês e você terá muito mais conteúdo para ler;
  • Escreva suas descobertas. Reclassifique e coloque dentro de “mapa mental”;
  • Leia, estude e aprenda. Não existe outro caminho para consultores.

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