Como otimizar o processo de entrega na Black Friday

A Black Friday tem se tornado uma data cada vez mais importante para o varejo e em 2017 deve atingir 2,2 bilhões de vendas, conforme informações do Ebit.

Essa espécie de antecipação do Natal caiu no gosto do brasileiro e 68% pretendem comprar este ano, segundo pesquisa divulgada pelo Google.

A data está cercada de desafios estratégicos e particularidades que são fundamentais para sustentar as operações. Volume de estoque e preço competitivos são primordiais, mas a garantia de entrega é o que o consumidor busca.

Um processo de entrega bem estruturado diminui custos e fideliza o consumidor. Destaco abaixo três fatores que otimizam o processo de entrega:

Automação de processos: a alta demanda de pedidos exige processos mais ágeis e sem atrito e quanto menor a interferência humana em alguns processos, menor serão os índices de erros.

O volume maior de pedidos desta época deve ser sempre considerado para definir o prazo de entrega. É melhor informar um prazo maior e cumpri-lo ao invés de decepcionar o cliente com o atraso na entrega.

A automação de processos logísticos é um investimento importante para diminuir custos e garantir maior controle dos prazos.

Baixa mobile de entregas: proporciona maior fluidez no processo de entrega, agiliza o fluxo de informações e reduz custos, uma vez que não será mais necessária a digitalização manual ou envio de recibos de entrega. O consumidor poderá visualizar o comprovante de entrega em tempo real, sem ter que entrar em contato com a central de atendimento para solicitar o envio do arquivo.

Permite integração com serviços de roteirização através de aplicativos como Waze e Google Maps e dá maior controle para o varejista, que tem acesso aos relatórios e ao status em tempo real. Possibilita o disparo de um SMS para consumidor com o status e até o horário exato da entrega.

Personalização da entrega: oferecer opções de transportadoras com preços e prazos variados permite que o consumidor decida se prefere pagar um valor maior de frete para receber o produto mais rápido ou se aguarda o prazo convencional.

Algumas lojas, como Netshoes e C&A, possibilitam também a retirada do produto em suas lojas físicas, os benefícios são muitos, para o consumidor a isenção da cobrança de frete e para o varejista além de aumentar o tráfego na loja, a redução dos custos com as entregas, visto que neste caso é utilizado o estoque da loja física.

A Black Friday não deve ser tratada como uma ação pontual, por isso é fundamental o envolvimento de toda a empresa, – não só o comercial e o marketing. Com uma estratégia logística estruturada você evita reclamações e aumenta a credibilidade da sua loja.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist