O Mindset Digital: o cliente mudou a forma de comprar. E a sua loja, mudou a forma de vender?

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A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios.

O jargão Mindset Digital surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. Nesse caso vou tratar principalmente nas alterações dos hábitos de compra.

É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores.

Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído:

  • Passear no centro da cidade em busca de ofertas e pesquisando preços foi substituído pelos diversos sites de pesquisa de ofertas e comparadores de preço. O cliente sai de casa sabendo onde irá comprar;
  • Negociar preço e descontos por conta do meio de pagamento – “à vista tem desconto?” foi substituído por comparações com preços online – “você cobre o preço do site?”
  • As indicações e sugestões de amigos foram substituído pelos diversos sites e redes sociais que oferecem e contribuem com uma imensa quantidade de recomendações, compartilhamentos, reclamações de produto;
  • Ser atendido deixou de ser opção obrigatória, e o atendimento passou a ser substituído por ferramentas, equipamentos e aplicativos de self-checkout;
  • Tirar dúvidas sobre produtos e questões técnicas foi substituído por pesquisas no Google e vídeos, conteúdos todos gratuitos e apresentados em diversos métodos e formatos.

Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valoriza” que a loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada!

Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. Se você não acredita, sugiro que você conheça a CASPER uma empresa que está revolucionando a forma de vender colchões! Simplesmente genial!

 

Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física. Veja nas imagens abaixo como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples:

  • Prateleiras com os produto mais vendidos no bairro;
  • Recomendação de produtos conforme “Se você gostou, você também vai gostar…”;
  • Espaço com seleção das melhores compras para dar de presente;
  • Produtos com reviews, ratings e recomendações, permitindo o cliente ter maior segurança na compra.

Por isso reafirmo, o Mindset Digital não é focar em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios:

  • Keep it Simple: Torne os processos simples e fáceis tanto para a operação como para o cliente;
  • Be Agile: Seja rápido, não só no desenvolvimento, mas também nas melhorias e nas inovações;
  • Use Data: Utilize dados e reforce as suas ferramentas, usando os dados, informações e conhecimento de forma inteligente;
  • Focus on the CX: Foque na experiência do cliente encantando os seus clientes com uma jornada de compra: simples, rápida e inteligente.

Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele?  Se precisar de ajuda fale conosco.

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