A importância da simplicidade e a entrega da experiência end to end para o consumidor são destacados no Retail Trends

0
936

Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da GS&Consult, realizou hoje a palestra “Simplicidade Sofisticada: Abordagem completa de entrega da experiência end to end  para o  omniconsumidor”, durante o Retail Trends, evento organizado pela GS&MD no Expo Center Norte, em São Paulo.

O palestrante destacou exemplos de grandes varejistas que estão passando por transformações, como a Amazon que passou do mundo virtual para as lojas físicas. Ele deixou alguns conselhos: “olhe para as necessidades do consumidor, não somente para os dados. Assim você vai ter o caminho das mudanças que precisa fazer.”

Ele destacou que a jornada é única e individual, a experiência de compra é diferente para cada cliente e as tecnologias não resolvem todos os problemas. “Pessoas são mais importantes que tecnologia”, lembrou Rebetez.

Para ressaltar este ponto, subiu ao palco Marcelo Nogueira, diretor de modelo de vendas da Via Varejo, para trazer a experiência da nova loja do Pontofrio, um projeto que contou com a consultoria da GS&Consult. A nova unidade da marca reúne tecnologia e uma experiência completa para o consumidor, em um espaço de apenas 170 m2, muito menos que os tradicionais 1100 m2 utilizados normalmente.

A loja tem realidade aumentada, vitrines virtuais, mostruário infinito e muito mais. Mas nada disso funcionária sem uma equipe qualificada e bem treinada para lidar com tudo isso.

“Meu espaço favorito não tem nada a ver com tecnologia. É a área de cuidados pessoais, onde estão secadores e outros produtos relacionados à beleza, em que as clientes podem testar os produtos e contar com o apoio de consultores. Não à toa é uma das áreas em que os consumidores passam mais tempo”, relatou Nogueira.

Ele lembrou um ponto fundamental que muitos varejistas esquecem: “o cliente ir à loja e não comprar, não significa que a loja não cumpriu o seu papel. Ele pode visitar a nova unidade, comprar no online ou em uma unidade mais perto de sua casa. A tecnologia é fundamental para mensurar esses resultados.”

Em seguida, subiu ao palco Ricardo Ramos, sócio-diretor da GS&XtremeVR, que falou sobre  realidade virtual. “A tecnologia muda o mundo e a forma de interagir. Surge a partir de uma grande ideia, algo novo e útil, primeiro em um ambiente restrito e, quando é comprovado que ela funciona, se dissemina.”

Para uma tecnologia ser estabelecida são necessários uma série de investimentos, como em disseminação e infraestrutura. Ou seja, fazer as pessoas conhecerem esse produto e fazer com que ele seja viável.

Exemplo disso é o e-commerce, que começou aos poucos, mas hoje, por exemplo, a Black Friday dobrou em quatro anos. A realidade aumentada e virtual, que está cada vez mais presente no mundo é outro exemplo. “Foram realizadas diversas pesquisas, como uma que indica que o mercado de realidade virtual será maior que o de TVs em 2025.”

Próximas edições Retail Trends GS&MD:

Porto Alegre

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 14h às 18 horas

Endereço: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – bairro Boa Vista – Porto Alegre

 

Salvador

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 12h30

Endereço: Casa do Comércio– Av. Tancredo Neves, 1109 – bairro Pituba – Salvador

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui