Como a rede americana Pilot Flying J pode ajudar você a repensar o seu negócio

0
883

Há pouco tempo eu escrevi sobre a transformação que os postos de combustíveis estão passando para se tornarem cada vez mais centros de conveniência – e você pode reler este artigo AQUI.

Agora, apresento a você a Pilot Flying J, uma empresa norte-americana, líder do mercado, com uma rede de 750 postos nos Estados Unidos e um faturamento de 20 bilhões de dólares.

A rede emprega 27 mil pessoas e é exemplo de solução e serviços, atendendo desde consumidores-finais, como eu e você que precisam fazer uma parada no posto durante uma viagem, até os caminhoneiros – estes, sim, público-alvo da rede -, com serviços, manutenção e abastecimento específicos para eles.

Recentemente, eu tive a oportunidade de visitar um dos postos da rede, na Flórida (EUA) e conhecer todos os bastidores da loja, que vai além do modelo de loja de conveniência que conhecemos por aqui.

Para você ter uma ideia, este único posto vende 6 milhões de litros de combustíveis por mês, gerando uma receita mensal em torno de  4,5 milhões de dólares. E só a loja de conveniência fatura estimados 1 milhão de dólares por mês.

Eles também possuem um programa de relacionamento muito forte, com benefícios para os caminhoneiros, oferecendo comodidades como uma área de vestiário com chuveiros, lavanderia e estacionamento, enfim, conveniências que o caminhoneiro, que praticamente mora na estrada, precisa. Para isso, a empresa investiu 49 milhões de dólares para reformar suas instalações.

Esse modelo é um excelente exemplo para os negócios aqui no Brasil, de que não é só  da venda de combustíveis, um produto comoditizado e que está cada vez mais com a margem apertada, que se mantém um posto. A conveniência ajuda a trazer faturamento para a loja, além de diferenciar e criar um serviço adicional.

Ou seja, uma excelente forma de repensar o seu negócio.

Nota: esta análise faz parte do Glimpse Retail, metodologia de análise de varejo da GS&Consult. A partir da análise de benchmarks internacionais e tendências de consumo, buscamos por inspirações para repensar o seu negócio e implementamos inovações que fortalecem o seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui