60% dos consumidores brasileiros valorizam a disposição dos produtos na loja

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Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, realizada pelo Instituto de Pesquisas online Qualibest, fez uma avaliação das lojas pelos olhos do consumidor. Foram abordados tópicos que vão desde a fachada da loja até o seu provador.

56% dos consumidores (de lojas de shopping), de um universo de 616 entrevistados, acham que o fator mais importante em um estabelecimento comercial é a boa disposição dos produtos; 53% se importam com o serviço de caixa, que deve ser rápido; e 39% querem amplo espaço para circulação. E, ainda, 38% se preocupam com a boa climatização (ventilador e ar condicionado) e 31% com bons provadores. No caso de consumidores de lojas de ruas, as porcentagens sofrem algumas alterações. Chama a atenção, por exemplo, a boa climatização, que sobe para 43%.

O consumidor, também nota outros aspectos, mas com menor relevância, como bons provadores (32%), boa sinalização de setores (23%), fachada atrativa e espaço para descanso, como sofás (ambos com 17%) e música ambiente agradável (12%).

Akira Nagata, presidente da Abiesv, firmou que o estudo faz parte de uma série de sondagens que pretende mapear o comportamento do consumidor brasileiro, com a intenção de fornecer informações para subsidiar a cadeia de fornecimento do varejo abrangida pela Associação.

“Apesar do avanço digital, sabemos que há consumidores que não deixam de comprar em lojas físicas ou os que adquirem produtos em canais físicos e digitais. Nosso objetivo é buscar insights que possam fazer com que o setor esteja alinhado às ideias de consumo e que possa contribuir ainda mais com a criação de espaços agradáveis para os clientes”, explica Nagata.

Comparando aspectos físicos da loja em geral, como espaço, provadores, caixa, entre outros, a fachada não aparece com alta relevância. Porém, é um aspecto fundamental para atrair consumidores à loja. Por meio dela, os consumidores têm a primeira impressão se há possuem identificação com a loja.

De acordo com o universo pesquisado, 63% acham que a fachada é fundamental para identificar a marca; 59% identificam se a loja combina com seu gosto pela fachada (destes, 62% são do sexo feminino). Por meio dela, 57% dos entrevistados decidem se vão entrar na loja ou não (60% do sexo feminino) e a mesma porcentagem já sabe se a loja é cara ou barata. E, ainda, 50% já sabem se tem produtos de qualidade pela fachada.

A maior parte dos consumidores costuma usar o provador antes de comprar (74% sempre e 22% as vezes). O mais importante é encontrar um provador com espaço amplo, que conquista 30% dos entrevistados. Uma boa iluminação também está entre os principais requisitos (20%), seguido de ter uma boa ventilação (18%), vários espelhos (15%) cabideiro (11%) e poltrona (7%).

51% dos entrevistados são do sexo masculino e 49% do feminino. A faixa etária é entre 18 e 66 anos (55% deles estão entre 25 e 44 anos). São das classes sociais A, B e C, de várias partes do país, mas, predominantemente dos estados de São Paulo (27%) e de Minas Gerais (12%).  79% costumam fazer compras em lojas de shopping centers, 57% em lojas de comércio de rua e os demais em feiras livres e outros. 54% também fazem compras pela internet.

*Imagem reprodução

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