A força da decisão do Omniconsumidor

0
1917

Hoje em dia as empresas estão investindo cada vez mais na Experiência do Consumidor. Trazer a tecnologia como aliada ajuda nesse processo, mas será que é “só” isso?

Entendo que não é fácil surpreender o consumidor, mas existem várias técnicas de abordagem para ajudá-lo a decidir a seu favor.

Entre no mundo do cliente. Descubra pontos a serem explorados, gostos, hábitos, hobbies, filhos… Perguntas abertas, deixando o consumidor se sentir à vontade e falar a respeito do tema. E, principalmente, saber escutar, esse é o ponto principal!

Identificar as necessidades não reconhecidas é o segundo passo. Faça-o refletir, perceber situações onde ele veja que a sua necessidade pode ser atendida! Isso é fundamental para iniciar o encantamento do consumidor!

Despertar o desejo, em formas de perguntas, como ele entende que a sua necessidade por existir pode ser suprida. Abrir que existe solução para aquela “dor” que ele mencionou nas necessidades não reconhecidas.

Apresentar essas soluções é o passo seguinte, mostrar que está bem próximo de solucionar essa dificuldade apresentada.

E, por fim, declare os benefícios, há uma solução para a sua “preocupação”. Apresente o serviço ou o produto, com todos os seus atributos e vantagens, obtendo a percepção do consumidor.

Isso tudo alinhado com a simplicidade, a transparência na negociação e, principalmente, o conhecimento, pode transformar aquela oportunidade em uma grande venda!

Pude vivenciar uma situação dessas na minha carreira profissional, transformando um simples atendimento numa grande experiência! E fez toda a diferença.

A Tecnologia vem apoiando ainda mais essa relação. Entender a jornada do consumidor através do histórico digital. Perfil de apps baixados, sites visitados, locais rastreados, reconhecimento facial, entre outros. Esses dados, transformados em informação, se tornarão  grandes aliados da venda.

E, lembre-se: a tecnologia tem a seu favor muitas facilidades, mas o capital humano ainda é o diferencial da relação! E nessa hora o consumidor mostra a sua força. Ele decidirá! Faça a diferença na relação humana e na tecnologia!

*Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui