O que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem fazer por seus treinamentos

0
652

Quando o foco é atrair a atenção dos nossos clientes, todos nós buscamos inovação. É mandatório ser criativo e proporcionar experiências e interações que emocionam e sabemos que a utilização da tecnologia aumenta consideravelmente todas as possibilidades quando se fala em modificar esta experiência.  De clientes também chamamos aqueles que são os maiores propagadores da missão e propósito do negócio: nossos times. E prepará-los para desempenhar bem suas funções, com paixão, motivação e engajamento pode ser o nosso grande diferencial competitivo.

Uma forma de inovar nos treinamentos e no desenvolvimento dos times é apostar no uso das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Estes ambientes digitais e simulados proporcionam uma interface muito avançada, facilitando o treinamento em situação que requerem a manipulação de equipamentos, vivenciar situações e condições adversas, perigo e risco – tudo de forma absolutamente segura. Permite simular situações reais e interagir em reproduções das situações mais difíceis com clientes. Elas nos permitem ainda conhecer produtos e especificações técnicas em sua integra e um cardápio de acesso rápido a estes dispositivos no caso de consultas.

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada permitem uma conexão direta com nossos sentidos de audição, visão e, em alguns casos, até olfato, e nossa resposta é imediata. Unidos à alta capacidade de promover a interação, esses fatores causam uma poderosa imersão. A aprendizagem neste caso é bastante aumentada, pois o participante tem uma rápida absorção do conhecimento “vivenciado”.

As vantagens dos treinamentos que usam Realidade Virtual e Realidade Aumentada são inúmeras e vão desde a imersão e interação, que resultam em uma alta aprendizagem, ao engajamento, atração e interesse pelo treinamento; a possibilidade de simular situações (de risco ou não), dentro de um ambiente controlado; a total liberdade de criar condições de treinamento a qualquer momento; bem como a alta capacidade de escala de reprodução. A interação e o feedback imediato proporcionam também uma avaliação contínua, seja do método, do conteúdo e até mesmo de avaliação da aprendizagem, além de proporcionar a repetição prática para o ganho de eficiência.

Outro importante benefício da Realidade Virtual é a possibilidade de treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual e remoto, sem grandes volumes de investimento de tempo, deslocamento e recursos.

A área de extração do petróleo já se utiliza bastante dos recursos da Realidade Virtual em seus treinamentos para capacitar seus executores sem colocá-los em perigo, bem como as áreas da saúde e aviação, sem oferecer riscos aos seus pacientes e passageiros.

Apesar de todos os benefícios, é importante avaliar as razões por trás do uso destas tecnologias, e, sobretudo, os objetivos envolvidos no treinamento e nos resultados esperados. Um conteúdo significativo criará valor real para o treinamento, não apenas a necessidade de usar a tecnologia para ser inovador e moderno. O propósito garantirá o engajamento e o aprendizado real. Por último, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre o conteúdo criativo, a tecnologia utilizada e os formatos de aplicação, para fomentar o desenvolvimento e a formação das pessoas para enfrentar seu dia-a-dia.

*Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui