Na contramão da crise!

389
[tempo para leitura: 2 minutos]

Por Jéssica Costa*

Há tempos estamos falando de gestão eficiente de recursos, de equipe orientada e engajada com os princípios e resultados da empresa, de simplicidade na gestão e na importância de se praticar o que se discursa. Além de tudo isso, falamos também sobre as oportunidades que surgem em um cenário de crise. As empresas são obrigadas a se reinventar para sair da zona de conforto e sobreviver. Já elaboramos inclusive alguns “manuais de sobrevivência na crise! ”

Alguns veem neste discurso um mundo “romântico” distante da realidade. Outros, porém, fazem valer cada uma destas teorias em seu dia a dia.

Na semana passada, ao ver a publicação do balanço financeiro da Renner, tivemos a certeza de que é possível se diferenciar. A empresa publicou um lucro líquido de R$96 milhões – 15,1% superior ao mesmo período do ano passado.

Jess

Desde 2012 a Renner vem realizando investimentos em reformulação de lojas, tecnologia e na forma de criar suas coleções.

Mas é preciso ressaltar que além dos modelos de gestão, encantar o cliente é obrigação do varejo. Fidelizar o cliente é um dos principais desafios das marcas. No início dos anos 1990, quando o Datafolha começou a medir o índice na pesquisa Top of Mind, 20% da população não se lembrava espontaneamente de nenhuma marca. Hoje, o patamar é 5%. Ter a marca lembrada pelo consumidor dá uma vantagem que pode ser desperdiçada no ponto de venda, por um sortimento incorreto, preço não competitivo e por último, mas de forma alguma menos importante, pelo atendimento que sua equipe de chão de loja é capacitada e orientada a realizar!

Precisamos de fato gastar mais energia em todos os detalhes que nos levam ao resultado final, revisando constantemente (leia-se diariamente) o objetivo e o que nos tira da direção. A eficiência deve ser palavra de ordem em toda a cadeia do negócio, com indicadores e objetivos que possam ser facilmente avaliados.

Já vimos que é possível sobreviver e mais do que isso, é possível crescer!

*Jéssica Costa (jessica.costa@agrconsultores.com.br) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui