Big Data Analytics e Pesquisa de Mercado podem ser grandes aliados

450
Image of eyeglasses, pen, touchpad and financial documents at workplace with businessmen working on background
[tempo para leitura: 3 minutos]

Por Priscila Guerreiro*

Um pensamento constante na cabeça dos executivos é sobre maneiras de tornar empresas mais competitivas e eficientes. Mas para chegar a essas conclusões ou mesmo para comprovar resultados, invariavelmente vamos precisar falar de dados e indicadores de desempenho. Isso não é segredo pra ninguém, mas quando se busca sair da caixinha do “mais do mesmo”, as mesmas perguntas pairam no ar. “Por onde eu começo?”, “Que dados adicionais podem gerar valor para o meu negócio?”, “De que forma eu posso acessá-los?”.

Vamos falar aqui de dois métodos que podem ser grandes aliados e os pilares dessa construção: Big Data Analytics e Pesquisa de Mercado. Estes são recursos importantíssimos para munir as empresas de informações relevantes e refinadas para tomada de decisão e por isso, é importante sabermos como utilizar essa caixinha de ferramentas para tornar sua empresa mais competitiva de verdade.

Analytics refere-se à habilidade para utilizar dados, análises e raciocínio sistemático para conduzir um processo de tomada de decisão mais eficiente. Utilizar inteligência analítica significa melhorar o desempenho do negócio fazendo uso inteligente de dados disponíveis, mas quando falamos de grandes volumes, trata-los e analisa-los se tornou grande desafio.

Foi assim que nasceu o Big Data, conceito que começou a ganhar notoriedade em 2001, quando Doug Laney cunhou sua definição por meio de três “V”: volume, variedade e velocidade. Isso porque estamos nos referindo a um grande volume de dados, não estruturados e provenientes de diversas fontes online e off-line; que precisam ser coletados, armazenados, processados e analisados para serem capazes de gerar insights para os negócios e esse esforço exige o uso de tecnologias mais avançadas que os sistemas tradicionais. Web robots, Cloud Computing, Hadoop e Sparks são alguns dos nomes da vez.

Mas independente do método de coleta e processamento, o importante é extrair informação valiosa dessa massa de dados, buscando encontrar padrões ou associações relevantes que possam explicar comportamentos. Com o Big Data, podemos trabalhar com um conjunto composto por bases de cadastro, transações, imagens, e-mails, mensagens, twits, vídeos, logs de sistema, enfim; infinitas possibilidades e combinações de dados que, se não forem orientados por hipóteses bem fundamentadas, podem gerar respostas sem sentido. Uma má interpretação dos dados pode levar a decisões de negócio catastróficas e, para evitar que isso aconteça outros dois elementos são fundamentais: técnicas avançadas de estatística aplicada e conhecimento do negócio.

Através do Big Data, somos capazes de encontrar insights relevantes em dados disponíveis, mas se queremos buscar por respostas específicas a questionamentos de negócio – muitas vezes orientados por essas mesmas análises – nada melhor do que uma pesquisa em profundidade, bem estruturada para trazer mais segurança e embasamento às conclusões. Diferente do Big Data, as pesquisas de mercado permitem a coleta de dados já estruturados por meio de um questionário ou roteiro, onde podemos fazer perguntas direcionadas a uma amostra da população de interesse ou público-alvo específico.

Unir as forças do BIG DATA Analytics com Pesquisa de Mercado permite a otimização de ambos os recursos. As pesquisas de mercado podem apontar dados relevantes sobre o comportamento de compra do consumidor, por exemplo e que deveriam ser coletados e acompanhados de forma recorrente, enquanto o BIG DATA provê uma imensidão de análises que podem ter seus conceitos testados e aprofundados através de pesquisas de mercado. Associar as duas técnicas permite uma visão em profundidade de quem são seus clientes, o que gera valor pra eles, como se comportam ao longo da jornada de compra e em relação aos concorrentes, desvendando oportunidades para a sua marca, produto ou serviço.

*Priscila Guerreiro (priscila.guerreiro@gsmd.com.br) é Gerente de Inteligência de Mercado e Head de BIG DATA da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Deixe uma resposta