Transforme seu negócio em experiência

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O show que o Foo Fighters realizou um ano atrás na cidade de Cesena na Itália foi um dos grandes exemplos de que algo realmente mudou nas nossas relações. Poucos meses antes, 1.000 fãs da banda se reuniram de forma colaborativa para gravar um vídeo da música “Learn to Fly” pedindo que a banda incluísse a pequena cidade italiana na sua turnê. O vídeo, com a participação de cada um dos fãs tocando e cantando a música, alcançou uma repercussão mundial até chegar aos líderes da banda que responderam logo em seguida também por vídeo. Meses depois, o grande e esperado show foi realizado para delírio de milhares de fãs.

Qual a relação do Rock ‘n Roll com as relações de consumo?

Com o poder que todos nós temos hoje em dia, as distâncias estão definitivamente reduzidas. Distâncias entre fãs e ídolos, distâncias entre consumidor, varejo e indústria.

”Acesso“ passa a ser palavra chave para um consumidor que quer ser ouvido, que busca por uma relação mais próxima e valoriza cada vez mais a EXPERIÊNCIA na suas relações de consumo.

Para atender esse novo consumidor que tem acesso à tudo e que valoriza a experiência, o varejo deve, a partir do seu PROPÓSITO, trabalhar de maneira consistente 3 pilares:

– PESSOAS

– PROCESSOS

– LOCAL

 

PESSOAS

– Recrutando as pessoas certas, que reflitam os comportamentos desejados;

– Treinando-as suas habilidades corretamente;

– Comunicando consistentemente e de forma personalizada;

– Cuidando de cada um da mesma forma como queremos que nossos clientes sejam cuidados;

– Dando o reconhecimento necessário nos momentos corretos.

 

Desta forma será possível criar uma força de trabalho que sempre reflita os comportamentos desejados e que transmitam seu Propósito de maneira espontânea e natural. Lembrando que o Propósito deve partir de dentro para fora da empresa.

 

PROCESSOS

Tudo que gira em torno de tecnologia, soluções, fornecedores, logística, sistema ou operações. Com os processos bem amarrados e pensados, além do negócio funcionar de maneira mais lucrativa, permite de maneira definitiva o empoderamento de seus funcionários, capacitando-os a solucionar os problemas que toda operação é passível de sofrer, como filas, quebra de estoque ou segurança.

 

LOCAL

Sem prestar extrema atenção nos detalhes de loja, os seus processos vão sofrer e o seu pessoal e os seus clientes vão perceber que algo está for a do lugar.

– quais serviços são oferecidos que o diferencia da concorrência;

– como está a arquitetura de sua loja e seu sortimento;

– sua localização ajuda na comunicação do seu propósito?

– de que forma sua loja está integrando os canais (estratégia omnichannel)

 

Você consegue perceber em que estágio está seu negócio em cada um desses pilares?

Sem equilibrar cada um deles fica mais difícil preparar seu negócio para atender esse consumidor moderno que consegue tudo o que quer: inclusive que uma das maiores bandas de rock do mundo toquem na sua pequena cidade.

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