Gestão eficiente de suprimentos pode gerar economia de 10% sobre faturamento

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Os gastos com esse departamento correspondem a 43% das receitas de uma empresa. Veja dicas do que fazer

Ter uma gestão de suprimentos eficiente é um passo importante para cortar custos. Conforme estudo da consultoria Bain & Company, as companhias que aprendem a ter excelência na hora de comprar suprimentos e de terceirizar serviços, economizam, em média, um valor equivalente a 10% de seu faturamento total. Em organizações de grande porte, essa porcentagem pode significar milhões ou até mesmo bilhões de dólares.

O desafio, porém, é grande. Para 85% dos executivos ouvidos pela Bain, faltam boas práticas na administração da área de suprimentos das empresas onde eles trabalham. A pesquisa entrevistou 60 profissionais. O indicador é preocupante, já que, em geral, os gastos com esse departamento correspondem a 43% das receitas de uma corporação.

O que fazer
Para uma gestão eficiente de suprimentos a Bain & Company recomenda:

– Usar plataformas eletrônicas para convidar os fornecedores a fazer suas ofertas, como num leilão de concessão

– Integrar as áreas que fazem os pedidos (seja de um computador novo ou de um prestador de atividades de limpeza) e o setor de suprimentos, que executa as ordens.
A ideia é que todos consigam enxergar o gasto total que a empresa terá com essa compra (que pode incluir não só os custos comerciais, mas também de logística e manufatura. “Muitas vezes o requisitante só olha seus interesses individuais. Esse comportamento precisa deixar de ser verticalizado”, diz Alfredo Pinto, sócio da Bain

– Entender a estrutura de custos dos fornecedores. Assim, torna-se possível identificar quando eles estão ganhando margens exacerbadas e também criar soluções em conjunto para entregar o produto ou serviço da melhor forma possível
– Checar se não há duplicidade na supervisão de terceirizados é mais um passo rumo à eficiência. Muitas empresas mantêm estruturas internas para controlar o desempenho de serviços contratados, mesmo que esse trabalho já seja feito pelo fornecedor

– Alinhar os bônus de incentivo dos funcionários da área de compras às metas da atividade fim

– Contratar para o setor de suprimentos profissionais experientes em outros nichos de grande importância para a empresa

– Para que todas essas mudanças aconteçam, é necessário que a organização crie “rituais” para que elas sejam discutidas, como comitês ou fóruns para colocar os custos em pauta. Ter canais de comunicação internos para que a cadeia de suprimentos deixe de ser composta apenas de requisições que entram e pedidos que são entregues, também é importante. Deve haver ainda sistemas para medir e cobrar os resultados dessas iniciativas.

Fonte: SM

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