EUA incluem site do Alibaba em lista negra de falsificadores

Os Estados Unidos incluiram, nesta quarta-feira, o revendedor do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, Taobao, em sua lista negra de “mercados com notória reputação” de vender bens falsificados, e por violar os direitos de propriedade intelectual.

Os serviços do representante especial de Comércio Exterior americano (USTR), que, há quatro anos, haviam retirado o Alibaba de sua lista anual, acabam de incluir a plataforma Taobao, acusada de não ser rigorosa no controle das vendas de produtos falsos e pirateados.

“A plataforma de comércio eletrônico Taobao.com é motivo de grande inquietude pelo importante volume de bens suspeitos de ser falsificados ou pirateados e as dificuldades que enfrentam os donos dos direitos de propriedade intelectual quando querem se opôr às vendas e ofertas ilícitas dos produtos”, disse o organismo americano.

Apesar da inclusão na lista negra não implicar multas, ela afeta a imagem do Alibaba depois de a empresa ter se empenhado para melhorá-la, aumentando suas vendas internacionais.

Alibaba disse que estava “decepcionada” pela decisão americana e argumentou que havia melhorado o controle sobre os bens vendidos em suas plataformas.

Fonte: Exame

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist