O básico do Digital. Estamos aplicando?

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Diariamente são disponibilizados novos dados sobre as vendas online. Informações referentes ao crescimento, faturamento, pedidos, produtos mais vendidos, taxas de conversão, etc. Aliado a isso os varejistas que já tem uma operação digital realizam suas estratégias visando à integração com o físico e ações omnichannel.

Tudo muito válido, porém às vezes o que precisamos é analisar os dados de mercado e revisitar os conceitos básicos do online, fazer um check se realmente estamos aplicando o essencial que um dos principais aspectos que vão nos auxiliar a rentabilizar a nossa operação e maximizar nossas vendas.

Abaixo relaciono algumas informações de mercado e três dicas simples, porém básicas e úteis, para termos melhor rendimento na nossa operação digital:

  • Motivo de compra: conveniência é o fator mais relevante para o consumidor decidir comprar online. Isso mesmo. Muito mais importante do que preço e promoção, conveniência é fator essencial nessa decisão. Conveniência no processo de compra pode ser traduzida de muitas formas:
    • Otimização de tempo: o cliente não precisa ir até uma loja para pesquisar o produto ou realizar a compra.
    • Mobilidade: com o uso massivo de dispositivos móveis, o cliente consegue receber o estimulo da compra, realizar pesquisas, “namorar” o produto e finalizar a compra em diferentes momentos do seu dia, através de seu smartphone. Em 2016 quase 20% das vendas online no Brasil foram através de dispositivos móveis, um crescimento de 100% em relação a 2015. Porém a taxa de conversão do mobile ainda é muito baixa. No Brasil a média de conversão no mobile é de 0,6%, enquanto no desktop é de 1,8%.
    • Experiência do usuário: maior facilidade na navegação da loja digital, incluindo a possibilidade de comparação de atributos de produtos e preços entre diferentes lojas e fazer a decisão mais assertiva, munido sempre de informação;

 

Desta forma, podemos pensar em três aspectos para revisarmos na nossa loja auxiliam o processo de compra:

 

  • Conteúdo: ele deve ser o oxigênio da nossa loja. Quanto mais informações e mais rica e relevante ela for auxiliamos imensamente o nosso cliente. Se conveniência é um dos fatores principais no processo de compra, não é lógico pensarmos que o conteúdo tem ser bem desenvolvido? O cliente ao acessar a loja tem que ter acesso de forma simples e rápida a todas informações importantes no processo de compra. Imagine o cliente acessando nossa loja online, porém ele precisa ligar a uma Central de Atendimento ou mesmo ir até uma loja física para obter mais informações e aí sim ter a certeza sobre a compra. Esse processo deixou de ser conveniente, ao contrário: tornou-se mais moroso. Devemos focar na melhoria contínua na descrição de produtos, inserção de atributos, fotos de vários ângulos, vídeos, resenhas… tudo que possa deixar o cliente mais seguro e confiante da compra.
  • Busca e Categorização: o cliente quando acessa nossa loja deve conseguir de forma intuitiva e rápida se “achar” e navegar pelos diversos departamentos disponíveis. Ao fazer uma busca, o resultado deve ser apresentado de forma otimizada. Ações de melhoria como a revisão da árvore mercadológica da sua loja frequentemente é muito importante. Faça um tour virtual e veja se conhecendo a loja física também acharia o que precisa no site. No mobile, principalmente, esse quesito é importantíssimo é fator-chave para aumento da taxa de conversão.
  • Pagamento: o processo de pagamento no e-commerce deve ser feito de forma muito rápida. Quanto menos etapas tiver maior a chance de conversão. Não queremos que na nossa loja online aconteça o mesmo que em muitas lojas físicas de departamento: o cliente tem o desejo, entra na nossa loja, pesquisa os produtos, experimenta, decide sobre a compra, porém quando está na fila do caixa desiste pela demora. (quem nunca?!). No digital a análise é semelhante: o cliente não pode perceber que está pagando, o processo deve ser muito rápido. Temos que trazer para a nossa loja a uberização do pagamento, o cliente não precisamos abrir a carteira e nem apertar nenhum botão. O processo é fluido, transparente, mas fluido.

Pense nesses aspectos. São aspectos primários, porém muito eficientes. Vale a pena revisitá-los.

 

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