Retail Executive Summit reúne 350 lideranças do varejo

460
[tempo para leitura: 3 minutos]

Retail Executive Summit reúne 350 lideranças do varejo brasileiro e americano no tradicional Waldorf Astoria, em Nova York

Após a maratona de palestras da Convenção Anual da NRF, o Retail’s Big Show, o Grupo GS& Gouvêa de Souza realizou evento inédito no tradicional salão Grand Ballroom do icônico hotel Waldorf Astoria

Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, abriu o evento destacando a proposta do encontro. “Nós queremos aproveitar, estando fora do Brasil oxigenados por tudo o que acabamos de ver, para olhar de uma maneira diferente para o nosso presente e nosso futuro, um pouco fora da característica da visão local e cotidiana. Por incrível que pareça, há momentos em que a distância permite uma visão mais nítida e seguramente mais precisa, menos apaixonada, e é isto que este evento se propõe”, pontuou.

A manhã começou com Patrick O’Reilly, presidente e COO da ATP, uma empresa da Mastercard Company, apresentou sua visão sobre tecnologia e novos modelos de negócios e como isso se incorpora com a realidade do varejo. Em seguida, Nicolas Franchet, Diretor Global de Estratégia Vertical do Facebook, destacou a questão da mobilidade e como o celular irá interagir cada vez mais com os negócios. Tod Johnson, Presidente e CEO da NPD Group, apresentou pesquisa com mais de 15 países sobre perspectivas futuras de consumo, incluindo o Brasil neste contexto global.

O presidente da marca 365 by WholeFoods, Jeff Turnas, apresentou seu caso de sucesso com a marca que foi criada para atender às exigências dos consumidores da geração Millennials, “uma grande mudança de conceito e que precisamos levar para o Brasil”, avaliou Alexandre Machado, sócio-diretor da GS&Consult, consultoria especializada em Varejo e Consumo.

Professor da Universidade de Columbia, co-fundador e diretor do BRICLab, o brasileiro Marcos Troijo, compartilhou algumas tendências globais de consumo e apontou perspectivas positivas sobre como Brasil estará inserido neste contexto a médio e longo prazo. Já a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, fechou a manhã trazendo dados da realidade brasileira e traçando um paralelo com outros países que vivenciaram crises como a que o país atravessa atualmente, sugerindo alguns caminhos para superação. “Este será um ano de transição. Ainda estamos vivendo o 2o. ato”, alertou Zeina.

À tarde, a apresentação mais aguardada do dia, com a participação de Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve System (1987-2006), que em um bate-papo conduzido por Marcos Gouvêa de Souza, reconheceu que vivemos em uma era de incertezas, o que exige uma liderança dinâmica. “Mas, ao mesmo tempo, ele colocou sua percepção que reafirmou aquela que assistimos na apresentação do atual presidente do Federal Reserve, na NRF, que a despeito das turbulências em torno da sucessão presidencial nos Estados Unidos, não se espera que possa acontecer, nos próximos dois anos, alguma grande crise financeira pela forma com a qual todo sistema está estruturado, organizado e controlado”, avaliou Gouvêa. Greenspan também colocou sua visão sobre o Brasil e mostrou preocupação especialmente com as elevadas taxas de juros no país, fato inibidor de um maior crescimento econômico.

Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e um dos co-fundadores do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), fechou o Retail Executive Summit com a visão do empresário brasileiro frente a nova realidade econômica, política e social. “Muitos de nos varejistas não nos damos conta de que somos a ponta de lança dessa transformação”, pontuou Flávio Rocha. “Ele trouxe uma visão sobre qual deveria ser o posicionamento do setor empresarial brasileiro, assumindo o necessário protagonismo nos grandes temas nacionais”, destacou Gouvêa.

 

O extrato da síntese

O time de curadores do Grupo GS& compactou o aprendizado em mais de 30 lojas visitadas durante o pré-NRF, somados aos três dias de intenso conteúdo e mais de 60 palestras decupadas durante o Big Show, além das 14 horas de reuniões e debates para extrair a síntese do que mais relevante foi apresentado no maior evento de varejo do mundo e que pode ser absorvido pelo mercado brasileiro.

Mas mesmo para quem não pode ir à Nova York acompanhar o NRF Retail’s Big Show 2017, o Grupo GS& Gouvêa de Souza já preparou o Retail Trends Pós-NRF, evento que irá levar todo o aprendizado e as principais tendências do maior para dez cidades brasileiras, a partir de 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e 15 de fevereiro, em São Paulo.

Acesse o site  e confira a programação completa!

Programe-se para o Retail Trends Pós-NRF!

14 de fevereiro – Rio de Janeiro (RJ)

15 de fevereiro – São Paulo (SP)

A definir – Campinas (SP)

14 de março – Porto Alegre (RS)

16 de março – Salvador (BA)

21 de março – Recife (PE)

22 de março – Natal (RN)

27 de março – Campina Grande (PB)

28 de março – Belo Horizonte (MG)

30 de março – Curitiba (PR)

Deixe uma resposta