Faça sucesso no YouTube: confira oito pontos que fazem a diferença no SEO da plataforma

A primeira pergunta feita por quem não tem prática com uploads é: “Se é vídeo, por que me preocupar em escrever sobre?”. A resposta é simples. Tanto o YouTube como o Google ainda não desenvolveram um mecanismo que assista cada vídeo e os avalie automaticamente, e por isso ambos se apoiam no conteúdo da descrição. Então, caso queira emplacar um vídeo, redobre sua preocupação com o SEO. Célio Antunes, CEO e fundador da Impacta, traz oito pontos importantes para impulsionar conteúdo na plataforma de vídeo mais famosa do mundo.

  1. Conteúdo do vídeo

Como a seleção é por texto, nada impede que o YouTube dê destaque a uma produção de péssima qualidade, porém, otimizada. A plataforma utiliza indicadores próprios de atratividade para ranquear um trabalho e, neste contexto, sua audiência desempenha um papel determinante. Quanto mais viewers engajados, maiores os números e curtidas. Assim, ele ganha autoridade, especialmente se fizer parte de um canal com itens similares.

  1. Closed captions

As Closed Captions são fundamentais para auxiliar o YouTube a ler o conteúdo dos vídeos, já que ao disponibilizar as legendas, uma base de textos rastreável é criada pelo sistema do site. Além disso, quanto mais línguas diferentes as Captions possuírem, maiores as chances de o conteúdo ser acessado em todos os cantos do mundo.

  1. Títulos

O título tem grande importância no SEO relacionado ao YouTube, pois é a partir da inserção de palavras-chave na busca que a maioria dos usuários acessa a base do site. Portanto, lembre-se do limite de 66 caracteres, respeite o máximo de cinco palavras e adote palavras-chave para otimizar o título. Vale comparar termos de busca semelhantes e certifique-se de que o título está suficientemente atrativo.

  1. Tags

Atribuir tags no conteúdo é referenciá-lo com palavras-chave que tenham a ver com o que está sendo divulgado. Para garantir que a produção apareça no setor de “vídeos relacionados”, use tags com pelo menos cinco palavras-chave. Com isso, cresce a chance de o vídeo atrair usuários que originalmente estavam ocupados com outros conteúdos.

  1. Descrição

Duas ou três frases resultam numa descrição de bom tamanho, mas quanto maior e mais variações tiver, torna-se mais fácil avaliar a produção. Há ainda quem use outras táticas, como inserir um link para o website no início da descrição, a fim de aproveitar a popularidade da plataforma para direcionar tráfego para outra página.

  1. Interação e incorporação

O marketing digital só tem a lucrar com as opções de interação oferecidas pelo YouTube. A começar pelo campo de comentários, um vasto território para interagir com potenciais leads. Há também links e botões de call to action que podem ser disponibilizados dentro de cada vídeo, direcionando para a landing page de qualquer website. Já o embed, ou a incorporação do vídeo em posts e redes sociais, é uma estratégia para alavancar os views, buscando viralizar na Internet.

  1. Vídeo Sitemap

“Embedar” vídeos é essencial para o blogging, pois além de complementar o texto. E assim como as URL’s de um site podem ser mapeadas para dar uma melhor dimensão da arquitetura de informação, os vídeos já publicados em suas páginas podem ser discriminados no Video Sitemap, um ficheiro em formato de texto que organiza o conteúdo de um site e ajuda o Google a rastreá-lo e ranqueá-lo.

  1. Qualidade do vídeo

Pouca gente sabe que os vídeos em HD (High Definition) têm mais chances de serem bem avaliados e assistidos do que os de padrão SD (Standard Definition). Mesmo assim, alguns usuários relutam em transferir vídeos em HD para o site, para não ocupar espaço no servidor. Porém, a capacidade de armazenamento de dados do YouTube é enorme.

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist