Experiência do luxo no e-commerce: o que as lojas podem aprender com a Burberry

668
[tempo para leitura: 2 minutos]

O e-commerce tem sido, há tempos, uma pedra no sapato de diversas marcas de luxo. Essas empresas se diferenciam das demais em parte por causa das experiências de alto nível que oferecem nas suas lojas físicas – e, por vezes, elas têm enfrentado dificuldades para adaptar esse processo ao mundo online.

Na web, sem a experiência imersiva de entrar em uma loja com a frente luxuosa e ser agraciado com uma quantidade enorme de produtos escolhidos a dedo, com o maior cuidado, e ser atendido por vendedores que conhecem tudo sobre aqueles itens, as maiores empresas do setor começaram a se questionar se os seus bens luxuosos serão tão apelativos assim na internet.

Varejistas de artigos de luxo pretendem resolver esse problema recriando experiências online. Aqui vão algumas soluções que eles estão conseguindo colocar em prática no reino do e-commerce:

Storytelling

Storytelling é, indiscutivelmente, o mais importante aspecto da experiência de luxo no comércio eletrônico. Marcas são definidas pela sua tradição, sua rica história de produtos desenhados e feitos à mão, e esses aspectos devem ser muito bem comunicados no meio digital.

Esse ponto é um componente crítico para o sucesso de todas as empresas que mexem com estilo de vida. Mas para quem é do mercado de luxo, particularmente, storytelling sobre essa tradição é uma forma para se distinguir de outros competidores menores.

Marcas desse setor focam em conteúdo de storytelling como um meio de comunicação dos seus valores. No e-commerce, sem todos os benefícios de uma experiência na loja, clientes precisam de uma razão para se comprometerem a fazer compras muito caras. Storytelling é sobre como marcas de luxo falam para seus consumidores o que faz seus produtos serem especiais e por que merecem sua atenção.

A Burberry, por exemplo, explora bastante esse ponto em torno da sua expertise e tradição no mundo fashion. Ela tem um micro-site dedicado inteiramente a vídeos e conteúdo em torno dos seus eventos ao estilo “fashion week”. Esse conteúdo mostra ao usuário que a empresa é o que de mais moderno e atual existe em termos de moda.

Fonte: E-Commerce

Deixe uma resposta