OBZ. Dinheiro encontrado no lixo

652
[tempo para leitura: 2 minutos]

É possível reduzir uma despesa mais do que 100%? Sim, é possível!

Ainda são tempos de incertezas e o Orçamento Base Zero (OBZ) é uma ferramenta que pode permitir verdadeiras mudanças na sua empresa em relação a processos, pessoas e resultados.

Há uns dias conversei com um cliente, um ano após o fim do projeto de Orçamento Base Zero que desenvolvemos juntos. Na ocasião relembramos o projeto, onde encontramos quase 15% de redução de despesas administrativas e operacionais.

No decorrer do nosso papo, descobri que o projeto teve várias dificuldades, não alcançando a redução em algumas contas. Reduzir gastos de forma eficiente exige grandes esforços. Porém, em uma conta específica, conseguimos reduzir mais do que 100%, ou seja, a redução foi tão grande que a despesa passou a ser receita. Então sim, é possível reduzir mais do que 100%!

A conta era despesas com lixo, que para muitas empresas pode passar despercebida, todavia é uma conta interessante em relação a análise e oportunidades de redução.

No orçamento base zero, a metodologia nos obriga a desenvolver “Racionais”. O racional é  uma equação lógica que nos ajuda a orçar as despesas e entender como elas são geradas. Como em qualquer equação o racional pode possuir variáveis, multiplicadores, somas, subtrações.

Como exemplo, cito alguns racionais e planos de ação da conta de lixo que geramos em conjunto:

  • Custo da tonelada do aterro: Reduzimos o custo buscando novos fornecedores que possuíam melhores acordos com os aterros sanitários;
  • Custo com mão obra: Foi revisada a quantidade de pessoas necessárias para realizar a atividade a partir de um processo mais eficiente e automatizado;
  • Frequência de coleta de lixo: Foi reduzida a frequência das retiradas de lixo com uma melhor gestão e processo de aproveitamento da capacidade de armazenamento das caçambas de lixo;
  • % de lixo reciclado: Foram desenvolvidos melhores práticas de coleta, triagem e novas oportunidades de coleta de lixo reciclado de clientes;
  • Preço do lixo reciclado: Buscamos um novo fornecedor que melhorou o contrato de coleta do lixo reciclado com melhores preços por tonelada.

No dia que apresentamos essas oportunidades para o presidente da empresa, tínhamos contabilizado uma redução de 70% da conta de lixo, o que para muitos era bom demais para ser verdade, e no final das contas, acabou sendo ainda maior.

A minha grande satisfação nesse caso nem foi o tamanho da redução que culminou em milhões de reais de economia para a empresa, mas o fato dela ter sido gerada e desenvolvida por uma colaboradora, que além de muita simpatia, mostrou envolvimento e comprometimento com a empresa e com a nossa metodologia.

A nossa metodologia de OBZ desenvolve todo o trabalho em conjunto, a quatro mãos, essa premissa é fundamental para a geração de uma cultura orçamentária com foco na estratégia e na geração de valor para a empresa. O ganho do projeto vai além da redução obtida, a metodologia permite a transformação na cultura, possibilitando a continuidade, o envolvimento de todos e até surpresas como essa.

 

Deixe uma resposta