Cachorro de dois donos morre de fome!

1042
[tempo para leitura: 2 minutos]

Como head de negócio, meu desafio sempre foi tornar conceitos complexos em ações simples, que fossem de entendimento de todos os públicos da rede: direção, operação, logística, marketing, engenharia e obras, e como sempre o time de vendas.

Como consultor de negócios não é diferente! Sendo assim, quem já não ouviu aquele dito popular “cachorro de dois donos morre de fome!”?.

É exatamente isso que acontece com as lojas numa operação varejista. Muitas demandas das diversas áreas para integrar, tudo ao mesmo tempo sem alinhamento prévio precedente.

Nos recentes projetos que temos apoiado, identificamos consequências similares:

  • Baixa qualidade de execução;
  • Falta de objetivos compartilhados entre as áreas
  • Não agregação do time
  • Descrédito
  • Sabotagem

Como resolver um problema que necessariamente afeta a todos e onde todos tem a sua parcela de responsabilidade? Como evitar atitudes “deixa que eu deixo”? Nessa hora que percebemos a diferenciação entre aquele que tem uma atitude protagonista e entendem que o PDV (Loja) é o bem maior do negócio e buscam solução compartilhada.

Por isso, nós da GS&Consult temos tido muito retorno positivo de nossos clientes, quando recomendamos uma ação de desenvolvimento e execução simples: Comitê de Lojas! Já ouviu falar? Integrar demandas, experiência e estruturação interna a favor do alinhamento e melhoria contínua das lojas.

O Comitê é composto por representantes de diversas áreas da empresa que demandam ‘da loja’, possibilitando discussões de projetos e soluções inovadoras para, contemplar a análise das iniciativas focadas em diferentes objetivos e interesses, principalmente ampliar a qualidade dos projetos e dar visibilidade para toda a empresa.

Por meio das ideias colocadas pelo grupo, análise, testes, avaliações financeiras e avaliação final estamos prontos para colocar um projeto – integrado e alinhado – no ar. Com foco, priorizado e sem sobreposições inusitadas.

De maneira estruturada e participativa, faz com que as áreas suportem e se integrem aos projetos e não as isole como frequentemente decorre em situações não organizadas.

Não deixe ‘sua loja’ morrer de fome! Nos procure, temos experiência e metodologia para agregar valor e apoiar o crescimento do seu negócio.

Deixe uma resposta