Segunda data comemorativa mais importante para o varejo nacional tanto em volume de vendas como em faturamento, o Dia das Mães de 2017 deve fazer com o que sete em cada dez (73%) brasileiros realizem pelo menos uma compra no período e 65% vão pagar tudo à vista (sendo que em 58% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 6%, no cartão de débito).
PRESENTE GARANTIDO, MAS ECONOMIA TAMBÉM!
Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores está receosa para aumentar gastos na comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas.
- 10% têm a intenção de gastar mais com os presentes (em comparação com o ano passado). Dentre esses, o desejo de comprar um produto melhor (43%) e o encarecimento dos presentes (40%) são os mais mencionados. Apenas 20% disseram que vão gastar mais porque tiveram melhoria na renda.
- A maior parte (38%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 27% pensam em diminuir. Quase metade dos que diminuirão gastos pretende economizar e 28% querem comprar mesmo com contas atrasadas.
- Os consumidores que não vão comprar presentes representam 25% da amostra e os indecisos são 2%.
- Maioria vai dar apenas um presente e 65% vão pagar tudo à vista
- 75% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes de decidir pelo presente.
- O gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve girar em torno de R$ 127. Entre os indivíduos da classe C esse valor cai para R$ 112.
- Aproximadamente 109 milhões de brasileiros devem presentar alguém neste Dia das Mães, o que deve injetar quase R$ 14 bilhões nos setores do comércio e serviços.
- 17% devem comprar o presente de última hora.
PRODUTOS MAIS PROCURADOS
- roupas (26%)
- perfumes (20%)
- calçados (11%)
- cosméticos (8%)
- flores ou chocolates (7%)
Produtos com ticket médio mais elevado, como eletrodomésticos e smartphones, tiveram apenas 5% e 3%, respetivamente, das preferências.
LOCAIS DE COMPRAS
Onde os entrevistados pretendem comprar o presente do Dia das Mães:
- Shopping centers (25%)
- Lojas de rua (20%)
- Lojas de departamento (7%)
- Shopping populares (7%)
- Revendedores de cosméticos (4%)
- Internet (3%)
- Não sabe (24%)
Para escolher o local, os fatores mais decisivos são o preço (61%), a qualidade dos produtos ofertados (38%) e as promoções e descontos (32%).
Fonte: Esta é a estimativa de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em toda as capitais, no âmbito do ‘Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo’ em parceria com o Sebrae. Foram ouvidos, pessoalmente, 849 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país. Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 600 casos da amostra inicial que têm a intenção de comprar presentes. A margem de erro dessa amostra é de no máximo 4,0 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.