Varejo Total: é difícil ser simples!

1168
[tempo para leitura: 2 minutos]

A boa vida é a vida simples. Entre as ideias filosóficas de como deveríamos viver, a da simplicidade é a mais perene delas, vem de Sócrates até Sartre, de Budha até os dias de hoje.

Mas como traduzir isso em gestão, empreendedorismo e execução?

Um bom caminho para nos inspirar são as startups, muitas em tecnologia e outras no próprio varejo físico tradicional, sem necessariamente aparatos tecnológicos visíveis para o consumidor, como a Zara e o Eataly.

Mas, na verdade, o que tornam essas empresas simples? Acima de tudo, sua proposta clara de atuação, sua forma singular de entregar experiência que nem o consumidor saberia dizer que lhe faltava ou que desejaria.

Ideias simples com benefícios claros são extremamente bem-aceitos. Junte-se a isso, transparência, um certo propósito, hiperserviço e sortimento competente, sem esquecer da formação e capacitação do seu time alinhado a uma cultura estabelecida gerando cooperação para entrega de resultado.

Essa mesma simplicidade conecta pontos, conecta pessoas. Funciona como uma verdadeira ponte onde, de um lado, temos quem faz, quem produz, de outro aquele que vê nessa produção uma enorme possibilidade de colocar no mercado o melhor para esses consumidores.

Simples, de longe, não quer dizer superficial, simples quer dizer ESSENCIAL!

Assim como complexo é diferente de complicado! Tornar processos complexos em simples é o estado da arte do gestor.

Nos negócios, processos devem ser dirigidos dessa forma: com essência, conteúdo relevante para quem usa, consome e colabora, recheado de muita transparência nas suas ações e atividades. Estamos vendo, assistindo de camarote no Brasil e no mundo que transparência  “is new Black”!

Nessa receita de sucesso e, até mesmo para garantir esse sucesso, acrescentaria uma grande dose de “analytics”, métrica, mensuração das nossas ações.

Se não der para medir, comparar, não faça, simples assim! Ações devem ser medidas e comparadas. Os indicadores mostram o quanto evoluímos e quando devemos repensar nossas estratégias.

Nós, da consultoria, adoramos descomplicar o seu negócio, ser o agente catalizador nas soluções de problemas, gerando valor a cada passo dado.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em aportar nossa experiência a serviço de resultados.

Deixe uma resposta