Com modelo de gestão do Vale do Silício, Netshoes reestrutura área de TI

Empresa unifica áreas separadas em Produto, Desenvolvimento BackEnd e FrontEnd para ganhar agilidade e produtividade. Próximo passo é otimização dos processos e criação de novas plataformas

André Petenussi, diretor de TI da companhia, comandou o processo de reestruturação da área, que durou um ano. Objetivo é ganhar escala, sinergia e alinhamento estratégico. 

Cultura ágil

Para tocar essas frentes de trabalho, o diretor reorganizou a equipe em times orientados tanto vertical, quanto horizontalmente.

Verticalmente, a empresa dividiu os colaboradores em squads, grupos formados por pessoas com especialidades diferentes e focadas em features especificas do negócio – catálogo, ferramentas de marketing, SEO, busca, lojas parceiras, checkout, frete, preço, marketplace, app.

“Em todos os times de desenvolvimento temos pessoas de diferentes skills – product owner, scrums másters, Devs – e cada time tem como objetivo a evolução de um ou mais produtos diretamente relacionados a uma parte do negócio da empresa. Dessa forma, conseguimos ser mais ágeis e mais relevantes ao negócio simplesmente por deixarmos de ter uma estrutura software oriented, e colocarmos o cliente no centro de toda e qualquer inovação”, explica Petenussi.

Horizontalmente, as equipes são organizadas por suas habilidades e/ou por seus interesses, com o objetivo de compartilhar melhores práticas, ideias, experiências e desafios entre pessoas que desempenham funções similares.

Autonomia e Inovação

Com esse movimento, a empresa passou a permitir que pessoas trabalhassem com mais autonomia, estimulando a criatividade, com o objetivo de obter resultados mais inovadores. O novo modelo também promove um ambiente mais aberto de conversa e troca, e otimizando o trabalho da equipe como um todo – hoje, a área de TI é formada por cerca de 270 funcionários.

Experimentação 

A nova estrutura também promoveu uma infra com maior capacidade de experimentação. Como os times têm mais autonomia e trabalham os projetos de maneira mais independente, hoje, é possível promover testes periódicos de estresse e também testes A/B, nos quais o tráfego para uma página específica é dividido em duas ou mais versões, com o objetivo de medir qual alternativa alcança uma maior taxa de conversão ou receita por visita.

“Com a reestruturação, nos aproximamos do modelo de gestão utilizado pelas grandes empresas digitais da região do Vale do Silício. O nosso objetivo é otimizar o trabalho de toda a equipe, tornar o sistema mais ágil e elevar a qualidade do serviço prestado ao consumidor, que no fim, tem que ser sempre o maior beneficiado”, afirma Peternussi.

Após a reestruturação, o próximo passo é o fortalecimento e o desenvolvimento de novas plataformas, desenhadas sob medida para atender às necessidades específicas de negócios da Netshoes e da Zattini, além de outras lojas das quais a empresa cuida da operação.

A companhia conta com mais de 2,5 mil colaboradores e atua com operações próprias no Brasil, Argentina e México. Além de operar mais de 20 e-commerces na região, como as lojas oficiais da NBA, NFL, UFC e Puma, e dos principais clubes de futebol dos países em que está presente, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, River Plate, Chivas, América do México, entre outros.

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist