Propósito que engaja de fato

1128
Man jump through the gap between hill.man jumping over cliff on sunset background,Business concept idea
[tempo para leitura: 3 minutos]

Em 2017, a Bittencourt traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema “Propósito que engaja de fato”. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios.

Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.

A reflexão que está sendo trazida à tona será capaz de tirar o sono de muitos empresários. Um dos grandes questionamentos instigados pela Bittencourt é: o que as pessoas – sendo clientes, funcionários, franqueados e até mesmo o planeta – perderiam se sua empresa deixasse de existir amanhã? Qual é a razão pela qual seu negócio existe? Qual é o catalizador da sua motivação?

Falar sobre propósito é trazer de volta a inspiração e a motivação para os negócios. É resgatar a origem da marca, que muitas vezes se funde com o sonho do seu fundador. As histórias inspiradoras que surgem são capazes de gerar uma transformação de dentro para fora, e engajar as pessoas envolvidas na corporação por trazer um significado para o comprometimento e dedicação diária de cada steakholder no processo. Ou seja, traz de volta a conexão emocional, um sentido maior, que transcende a compensação financeira.

A missão é “O quê”, a visão é o “Onde”. Porém o que responde nosso “Por quê”?

É importante não confundir o Propósito com o tripé: Missão, Visão e Valores. O Propósito vai além.  Ele tem conexão direta com a alma da organização. Não é algo escrito para o mercado ver, mas sim, um compromisso diário com a sociedade, funcionários, clientes e franqueados, é um ponto de vista e a força propulsora por trás da execução de cada ação da companhia.

Já dizia Philip Kotler, “Uma vez descoberta a característica fundadora da empresa, ela revelará o caminho para a obtenção de uma força de trabalho comprometida, de produtos e serviços mais inovadores, de clientes mais fiéis, além de aumentos substanciais nos lucros e impacto positivo na sociedade”

O propósito não se cria como um produto ou serviço, propósito é essência, ele existe antes da materialização do negócio e não deve ser confundido com a “adoção de uma causa” – não é uma ação pontual, não é definido em uma mesa de reunião como intenção de marquetear a marca.  

Segundo Joey Reiman, autor que explorou de forma bastante elucidativa o tema, “Propósito é uma maneira única que a empresa escolhe para organizar sua contribuição para o mundo”. 

Para conhecer o Propósito das franqueadoras e o que as tornam autênticas e diferenciadas das demais empresas no mundo, a Bittencourt irá premiar no 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios as 25 redes que melhor traduzem o propósito do negócio na ponta.

Para essa premiação, uma análise prévia das franqueadoras está sendo realizada. Por meio de um questionário on-line, os franqueadores estão sendo convidados a refletir sobre temas como motivação para começar o negócio, diferenciais, forma de atuação no mercado e seus impactos tanto na vida dos colaboradores, franqueados e até mesmo no país. Após essa fase inicial, 50 das empresas pré-selecionadas terão 1 franqueado e 1 colaborador entrevistado pela consultoria. Todo esse processo vai conduzir a seleção das TOP 25 do Franchising Brasileiro de 2017.

O Fórum de Franquias será realizado no mês de setembro em São Paulo. Para participar da premiação, as redes de franquias devem acessar o site e seguir as instruções da 4º edição do Top 25 do Franchising Brasileiro – O Propósito que Engaja de Fato.

Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://forumdefranquias.bittencourtconsultoria.com.br/

 

Imagem: Freepik

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta