Mude rápido – Você conhece o conceito de Quick Win para resultados eficientes?

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[tempo para leitura: 3 minutos]

Em meu artigo anterior, procurei abordar sobre a importância e necessidade das mudanças e o quanto as empresas estão preparadas para elas.

Pelas demandas que temos encontrado fortemente nos últimos anos apresento, de forma simples e objetiva, um modelo eficiente para mudanças com resultados rápidos no curto prazo: os QUICK WINS (ganhos rápidos).

Neste artigo, vamos falar sobre conceito, recomendações e os erros mais comuns sobre o tema.

CONCEITO

Definição básica

Os QUICK WINS são oportunidades de melhorias que possuem características de baixa complexidade de execução (com curto prazo) e considerável potencial de benefício.

Ao aprofundar o conceito, para identificação e classificação mais precisa dos QUICK WINS, as oportunidades devem se enquadrar dentro dos critérios abaixo:

  • Causa raiz do problema identificado;
  • Oportunidade com escopo bem claro e definido;
  • Baixa complexidade de implementação (ex: recursos, áreas, aprovações e sistemas);
  • Prazos de implementação de 30 a 60 dias;
  • Baixo investimento de capital (ou nenhum);
  • Impactos mensuráveis e estimados – ROI!

quickwin

O QUICK WIN deve ter baixa complexidade de implementação e médio/alto potencial de benefício. Características diferentes destas devem ser reavaliadas, podendo virar até projetos. Determinadas oportunidades podem não valer a pena o esforço de implementação, devendo ser descartadas.

Como identificar

Durante nossos projetos, com as metodologias que utilizamos, os QUICK WINS podem ser identificados de diversas formas. Abaixo as mais comuns e efetivas:

  • Realização de brainstorming com a equipe;
  • Solicitação de sugestões às áreas cliente e fornecedoras na empresa;
  • Pesquisa com os clientes e fornecedores da empresa;
  • Observar a execução do trabalho diário da equipe e ouvi-los sobre dificuldades e oportunidades;
  • Coletar e analisar informações de pesquisas de clima, “caixa de sugestões”, chamados de sistema, ouvidoria. Estas podem ser ricas fontes de informações!
  • Consultorias, claro… em determinados projetos, chegamos a identificar dezenas de oportunidades de melhorias, sendo 10 a 15% de QUICK WINS.

Exemplos de QUICK WINS

Em nossas experiências com projetos para segmentos diversos, costumamos desenvolver QUICK WINS que auxiliam os negócios nos diferentes aspectos:

  • Eliminação de etapas desnecessárias de processos;
  • Alteração de procedimentos ineficientes;
  • Redesenho de formulários;
  • Melhor comunicação entre áreas;
  • Ajustes de layout de loja;
  • Inclusão de planilhas ou ferramentas simples de controle e planejamento;
  • Utilização de recursos disponíveis e “desconhecidos” nos sistemas;
  • Treinamentos!

RECOMENDAÇÕES

Os QUICK WINS geralmente são simples e não deveriam existir muitas complicações para sua execução. Para ampliar ainda mais as chances de sucesso, seguem algumas recomendações:

  • Organize todas as oportunidades em um controle, mesmo que não seja implementado neste momento;
  • Estruture atividades, prazos e responsáveis como um projeto, mas sem a burocracia de um;
  • Formalize! Tenha por escrito e compartilhado com a equipe, assim como seu acompanhamento;
  • Garanta que todos os envolvidos estão cientes dos objetivos, importância e benefícios com a iniciativa;
  • Valorize a fonte de captação da oportunidade, bem como a equipe de execução;
  • Avalie a capacidade de execução, seja em conhecimento ou tempo disponível;
  • Demonstre e compartilhe os benefícios!

ERROS MAIS COMUNS

Apesar de ser um conceito simples na sua essência, nem sempre sua identificação e implementação são bem-sucedidas.

Dentre as principais razões, destaco as seguintes:

  • Análise rasa do problema (dificuldade na comprovação);
  • Foco excessivo nos detalhes. QUICK WIN é para ser simples!
  • Priorização de outras atividades (dia a dia, outras iniciativas);
  • Falta de capacidade de execução “know how”;
  • Falha na comunicação (“combinar com os russos”);
  • Falta de patrocínio, as iniciativas devem ser “bancadas” pelo responsável da área.

Que tal acelerar e garantir esses pequenos e importantes passos para melhorar a performance e qualidade de execução da sua empresa?

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, como fazemos para organizar, classificar e priorizar as oportunidades existentes no seu negócio, entre em contato conosco!

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