Diz-me como tu gastas, que te direi quem és…

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Imagine que toda semana você abasteça seu carro em um mesmo posto de gasolina e pague no cartão de crédito. Agora imagine que cada vez que passa por lá, conte um pouco da sua vida ao dono do posto. Ao final do mês, ele sabe que você gosta de vinhos, vai ao supermercado semanalmente, muitas vezes abastece o carro também no concorrente dele e mora na zona oeste da cidade.

Essa conversa soa pessoal demais para você? Pois saiba que pode protagonizá-la sem jamais ter trocado uma única palavra com ninguém, mas apenas passando seu cartão de crédito na maquininha do posto de gasolina ou do mercadinho. Sim, esse ato simples e automático pode revelar muito sobre o seu estilo de vida.

Quando extraídos de forma cuidadosa – sem violar a privacidade nem expor indivíduos ou empresas –, esses dados valem ouro para qualquer comerciante e ainda podem se reverter em benefícios ao cliente.  Ao saber que você usa outro posto de gasolina a duas quadras dali, o dono do estabelecimento tem a chance de “virar o jogo” e oferecer a você, por exemplo, um cartão fidelidade que dê descontos e prêmios. Com a fidelização, é provável que você o visite mais vezes e que ele passe a faturar mais, quem sabe até emplacando outros serviços.

Um bom varejista pode conseguir dimensionar corretamente o tamanho do seu negócio, mas dificilmente tem como saber se a clientela é fiel, se dá para ampliar mais a base… Afinal, é possível ter uma boa performance de vendas, mas isso não ser nem 50% do real potencial do estabelecimento. O pior é que quem está à frente do negócio pode nem fazer ideia disso.

Pensando em desvendar essa complexa matemática do consumo, a Mastercard criou, há 15 anos, a divisão Mastercard Advisors – seu grupo de consultoria especializado em pagamentos, alavancando a presença global da empresa e sua base de dados precisa, resultando em insights únicos para quem deseja expandir, diversificar ou melhorar a eficiência de seus negócios. Os cartões Mastercard estão presentes em 210 países e territórios, são emitidos por mais de 22 mil instituições financeiras, e podem ser utilizados em mais de 38 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

Nossa atuação não se restringe a traçar perfis de consumo ou entender tendências macroeconômicas. Auxiliamos nossos clientes a crescer a sua base de consumidores, a gerar mais valor para base atual, a entender sua performance versus concorrentes e aumentar sua eficiência operacional. Fazemos isso graças a um amplo portfólio de serviços, alavancados por um conjunto sólido de capacitações:

  • Capacidade analítica, para apoio a tomada de decisão a partir da base de dados da Mastercard ou dos próprios clientes, é uma delas
  • Experiência em negócios e solução de problemas é outra habilidade, derivada da sólida equipe global de consultores que mantemos ao redor do mundo
  • Processos e ferramentas de apoio a execução, para que o cliente possa efetivamente capturar as oportunidades identificadas com impacto financeiro concreto.

Recentemente, reforçamos nossas qualificações com a aquisição da empresa APT – Applied Predictive Technologies. Baseada em Washington DC, auxilia globalmente mais de 180 organizações, líderes em seus segmentos, a responder perguntas cruciais, como saber o impacto incremental de investimentos em mídia no ponto de venda, como reativar consumidores inativos, quanto a alteração de preços de uma categoria de produtos na loja afeta as demais, como a remodelagem do visual da loja pode ter retorno o mais rápido possível, entre outras.

Medir o impacto de cada uma dessas questões isoladamente é tarefa complexa, capaz de tirar o sono dos executivos que têm de tomar essas decisões dia após dia.  Mas nossos clientes conseguem de maneira simples e rápida analisar experimentos no mercado para responder a essas perguntas, gerando um sistema eficiente de Test&Learn que maximiza o retorno sobre o investimento e ainda resulta em um processo decisório mais preciso e uniforme na organização.

Essa plataforma e metodologia, agora disponível para as empresas brasileiras, é suportada por 5 patentes em modelagem analítica e vem sendo aplicada por empresas dos EUA que representam conjuntamente 25% das vendas do varejo naquele país.

O que apresentamos acima é apenas uma síntese do que a Mastercard Advisors pode fazer por um negócio. Cada um tem uma necessidade. Venha conhecer-nos e descubra o que podemos fazer por você.

Jayme Chataque é Vice-Presidente de Varejo e APT da Mastercard Advisors para América Latina.

 A Mastercard Advisors é a maior consultoria de pagamentos do mundo, e tem investido consistentemente na expansão dos seus serviços para estabelecimentos comerciais em geral. A divisão conta atualmente com mais de 700 consultores globalmente e trabalha com empresas líderes em diversos segmentos, como serviços financeiros, varejistas, lojas de departamento, restaurantes, hotéis, companhias aéreas, postos de gasolina, programas de fidelidade, entre outros.

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