Marcas sustentáveis impulsionam crescimento da Unilever

Desde 2010 a companhia investe em ações para seguir com seu Plano de Sustentabilidade

Somente em 2016, as marcas com propósito entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia (em 2015 foi 46%) e cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio, registrando incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos.  Hoje, 18 das 40 principais marcas da Unilever são sustentáveis (em 2015, eram 12). Dove, Seda, Brilhante, Lifebuoy e Hellmann’s são exemplos de marcas que estão nesta jornada para reduzir a pegada ambiental e aumentar o impacto social positivo.

“Nossos resultados demonstram que a atuação responsável dos pontos de vista social e ambiental faz bem para o negócio”, afirma Paul Polman, CEO da Unilever.

Desde 2010 a companhia investe em ações para seguir com seu Plano de Sustentabilidade. Tais como:

  • Medidas de ecoeficiência nas fábricas da companhia ao redor do mundo – que ajudaram a evitar custos de mais de 700 milhões de euros (ano base 2008)
  • Programa de gestão de resíduos – que evitou gastos de cerca de 250 milhões de euros (ano base 2008).
  • Uso de fontes renováveis de energia – abastecem mais de 31% das plantas da companhia em todo o planeta

“O crescimento das marcas com propósito comprova que inserir a sustentabilidade no coração do negócio não só é a melhor decisão, como se mostra o único caminho viável para as empresas que visam o longo prazo. Acreditamos não haver mais espaço para a gestão predatória, mas sim para um jeito de fazer negócio que prime pelo crescimento responsável dos pontos de vista ambiental e social”, reforça Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil.

Impacto social, econômico e ambiental

Para criar o seu plano de sustentabilidade, a companhia realizou um estudo para medir o impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos seus produtos. Com base nesse estudo nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. E também os compromissos assumidos, tais como: reduzir pela metade o impacto ambiental dos seus produtos até 2030; melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até 2020 e ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020.

Embalagens Sustentáveis

Em 2015, a empresa relançou a marca Seda no Brasil com garrafas de xampu e condicionador mais leves e recicláveis, iniciativa que rendeu economia de quase 5 mil toneladas de plástico até o fim de 2016.

O caso de sucesso da marca Dove

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da autoestima para o desenvolvimento, Dove realiza diversas ações ao redor do mundo. No Brasil, a marca realizou, em 2016, o maior Dove Day entre todas as filiais, com recorde de mais de 550 voluntários. Em parceria com o Facebook, Dove ainda lançou o movimento #ExisteBelezaForadaCaixa.

A campanha – cujo objetivo foi mostrar que é possível redefinir padrões – impactou 10 milhões de usuárias brasileiras.

Em todo o mundo, o Projeto Dove Autoestima já atingiu mais de 23 milhões de jovens.

Presente em 190 países, a Unilever comercializa produtos alimentícios, de cuidados com a casa, de cuidados pessoais e de refreshment, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 169 mil funcionários e gerou vendas de 52.7 bilhões de euros em 2016. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, entre elas: Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM. Presente no Brasil há 88 anos, a empresa atinge, mensalmente, 46 milhões de domicílios.

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist