Há dois anos surgiu um projeto na GS&Comm com proposta bem inovadora: criar uma loja modelo batizada de “Loja do Futuro”. O objetivo era mostrar como seria no futuro a loja física integrada ao canal digital.

Em 2017 uma das edições da Loja ocorrerá na FBV, Feira Brasileira de Varejo, que acontecerá entre os dias 12 a 14 de julho em Porto Alegre. Muitas novidades traremos para a loja, sob o título de Trend Store (Loja Conceito), que deverá incorporar soluções que respeitam ao tripé:

  1. Integrar o conceito físico e digital;
  2. Priorizar iniciativas que aumentam venda, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhor resultado;
  3. Estar disponíveis no mercado para implantação.

Respeitando o conceito de Tendência da Loja e do Tripé, relaciono algumas iniciativas que aparecerão na edição de 2017:

Click and Colect

Amplamente utilizada no varejo norte-americano e sendo implantada com força aqui também, permite integração entre on-line e físico em que a compra (click) é feita no ambiente on-line (site, mobile, app) e a retirada (colect) é feita no ambiente físico (loja).

Alguns benefícios para o consumidor: rapidez e comodidade de entrega (o cliente escolhe local e horário) sem a necessidade de ter alguém de plantão em casa para receber o produto e diminuição do preço do frete.

Benefícios para o varejista: menor custo logístico substituindo a entrega fragmentada, aumento do fluxo em loja com alta possibilidade de recompra e aumento do ticket médio.

Na última Black Friday americana 36% das vendas on-line foram com a modalidade retira em loja e desses clientes 58% fizeram uma recompra no momento em que foram fazer a retirada.

Assistente de Vendas

Permite que o vendedor, após identificar o cliente, resgate suas preferências de compra e busca, podendo ofertar os produtos que ele pesquisou on-line e não comprou (carrinho abandonado), realize recomendações de produtos e ofertas de acordo com o seu perfil, consiga ofertar uma promoção personalizada e realize a venda de produtos que estão no catálogo on-line, porém não tem estoque físico na loja (prateleira infinita).

Pesquisas mostram que dentre as ações on-line que influenciam o processo de compra (no físico) estão:

  •     43% dos clientes utilizam as mídias sociais para receberem anúncios de ofertas;       
  •     37% dos clientes se atualizam de tendências pelo digital;     
  •     58% dos consumidores utilizam o mobile para receber ofertas promocionais
  • Numa escala de 0 a 100, 80 é a importância que os consumidores dão às lojas que conseguem visualizar estoques de outras lojas ou do ambiente on-line

Check out mobile

Trazemos a mobilidade para dentro da loja, empoderando o vendedor, trazendo mais agilidade no processo de venda, diminuindo filas e otimizando a produtividade da equipe de vendas. Essa iniciativa se sustenta, pois, 66% dos consumidores querem caixas de auto-atendimento ou atendimento mobile para otimizar o seu tempo na loja.  Nos Estados Unidos vemos que 40% dos maiores varejistas americanos já desenvolveram aplicativos específicos para os vendedores.

Realidade virtual

Permite recriar ao cliente o ambiente da loja, mesmo eles estando em casa ou no trabalho, possibilitando que ele caminhe pelos corredores, escolha produtos, experimente e inclusive feche a compra pelo dispositivo.

Claro que teremos mais experiências e soluções, porém essas ficam para quem vier nos visitar na feira e na Trend Store em julho. Encontro vocês lá!

Redação

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