Demonstrar propósito é tão ou mais relevante que o produto/serviço que você entrega

O varejo enfrenta um grande desafio na era da livre escolha do consumidor, que busca cada vez mais informações mais autênticas sobre os produtos e serviços de seu interesse.

Saber o que seu amigo ou seus influenciadores digitais favoritos pensam sobre determinada marca pode inspirar o consumidor e até mesmo ser fator decisivo na hora da compra.

Toda marca relevante – que se preze – entendeu que é necessário ter presença no digital para manter seu negócio.

Temos muitos exemplos de marcas autênticas e relevantes que criam diálogos com os consumidores e as que me chamam mais atenção são: Magazine Luiza, Ipiranga e Reserva.

Além de encantar o cliente com seus produtos e serviços, destaco três fatores que contribuem para que estas marcas sejam cada vez mais relevantes.

Engajamento – Conhecer os hábitos do consumidor, como eles chegaram à loja, como foi a experiência de pagamento e o pós-venda são pontos de partida para o engajamento e algo que viabiliza isso é a análise de Big Data. O principal ativo não é a coleta de dados e sim transformar estas ações em insights práticos para criar diálogos com os consumidores. Mas nem sempre a oportunidade de dialogar com o consumidor virá dos dados coletados, um exemplo é a ação da Reserva que engaja e dialoga com o consumidor sobre questões sociais através do projeto  1P5P (a cada peça de roupa da Reserva vendida,  1P, a empresa viabiliza a entrega de cinco pratos de comida, 5P). A “Corrida 1P5P” faz parte desta ação e terá a segunda edição no dia 22/10, onde são esperados mil participantes.

Frequência – Presença estratégia e legitimidade são diferenciais para estar presente no dia a dia do consumidor e criar proximidade. Nas redes sociais você encontra combustível para continuar na pauta do dia e continuar comunicando sua marca. No início de setembro foi aniversário do e-commerce do Magazine Luiza e o início da ação comemorativa foi um desafio lançado por pelo youtuber Felipe Neto: ele desafiou Luiza Helena a gravar um vídeo nos mesmos moldes que os vendedores fazem – divulgando produtos por meio de paródias. Luiza aceitou o desafio e gravou um vídeo que já atingiu mais de 10 m de visualizações.

Ativação – Uma marca é ativada quando ela deixa de ser só vendedora de um produto/serviço e o consumidor passa a associar emoções/memórias, reconhecer o valor e a utilidade da marca. A experiência de marca está na comunicação única, nos mais variados canais e, principalmente, na diferença que a marca é capaz de proporcionar no dia a dia do consumidor. A ativação de marca Ipiranga no Rock in Rio começou antes mesmo do evento, com a reserva de ingressos pelo app Km de Vantagens. Na Cidade do Rock, a Ipiranga disponibilizou uma montanha russa.

Na “Era da experiência” o consumidor torna-se também produtor de conteúdo e divulgador da marca, desta forma demonstrar o propósito da marca no atendimento, serviço e no relacionamento com o consumidor é tão ou mais relevante que o produto/serviço que você entrega.

 

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist