Zeina Latif fala sobre o momento da economia brasileira no Retail Trends da GS&MD

1720
[tempo para leitura: 2 minutos]

 

Durante palestra apresentada no Retail Trends, evento organizado pela GS&MD, que acontece em São Paulo, Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos falou sobre as previsões para a economia brasileira em 2018. Ela destacou que o momento é de recuperação gradual, após a mais grave crise fiscal que o Brasil já enfrentou.

Zeina destacou o desequilíbrio atual: “o Brasil enfrenta aumentos de gastos que são automáticos,  devido a políticas públicas que não funcionam. Se isso não mudar, teremos que criar uma CPMF por ano para cobrir os gastos”.

Ela também falou sobre a importância de uma agenda de reformas estruturais, para evitar que os erros cometidos até hoje na economia sejam repetidos “Sem reformas, o Brasil virará Rio de Janeiro não em dez anos, mas já. Não é para o futuro é para agora.” Essas reformas estão entrando no discurso político.

Para a economista, um dos principais erros foi a estimulação excessiva da economia, que gera inflação. Esta alta dos preços leva a uma insatisfação generalizada da população, mesmo que de forma inconsciente. “Não é à toa que, durante os protestos de 2013, a inflação de alimentos estava alta. Só quem tem cabelo branco viveu o pesadelo da inflação, mas, em 2013, os jovens estavam protestando sem saber contra ela.”

Zeina defende que o controle da inflação evita discursos populistas, podendo influenciar os resultados da eleição deste ano. Este é o motivo pelo qual o ano de 2019 será verdadeiramente decisivo. “O presidente tem que vir com agenda. Caso contrário, o mercado vai perceber que prometeu, prometeu e não cumpriu. É com a nova eleição que o quadro atual poderá ser revertido”.

 

Retail Trends GS&MD

7 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 17 horas

Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 –  Vila Guilherme – São Paulo

 

Deixe uma resposta