Consumidores passam a utilizar growlers reutilizáveis para cerveja

Em um mercado cada vez mais competitivo, entender os desejos do consumidor é encontrar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair seu público. Estudar o que influencia o mercado fez conhecidas empresas atuais se destacarem dentre as tradicionais.

No setor de bebidas estão acontecendo algumas mudanças. A variedade de cervejas oferecidas no mercado mudou o padrão de escolha de quem consome. As pessoas estão interessadas em mais qualidade e menos quantidade, mais praticidade, diversidade de estilos, sabores e aromas. Por esse motivo, gradativamente, a cerveja artesanal fabricada em microcervejarias vem ganhando mais espaço no mercado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que regula o setor, no primeiro semestre de 2017, 91 novas fábricas foram implantadas no país. Desta forma, o Brasil passou a ter 610 cervejarias, 83% delas concentradas no Sul e Sudeste. Em um mercado que tem como característica a pluralidade de produtores e produtos, houve crescimento no número de receitas registradas: já são 7.500 rótulos. Com esse novo comportamento de consumo, os clientes estão levando o produto aonde o microcervejeiro não levava antes.

Como parte desta nova tendência, em 2016 foi aberta a empresa My Growler, com um viés sustentável. A companhia introduziu a utilização de growler, uma espécie de garrafa retornável que pode ser enchida com chopp em qualquer lugar que venda a bebida e levá-la para casa.

Segundo o CEO e idealizador da empresa, Rodrigo Lima Fernandes, o growler está transformando a forma de consumir e fornecer cerveja. “Acreditamos que essa prática traz benefícios tanto para consumidores, como para fornecedores e meio ambiente. Além disso, gera muitas oportunidades de negócios em todo o Brasil, impulsionando o segmento das cervejas craft e revolucionando a forma que se consome e se fornece cerveja fresca no país”.

Os números também indicam isso. Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo site Maria Cevada, 55% dos entrevistados já possuem o utensílio. Dentre eles, a preferência é pelo recipiente de vidro (51%) com volume de cerca de 2 litros (61%) – modelo utilizado pela companhia My Growler.

Apesar da difusão do growler, a frequência com que as recargas são efetuadas ainda pode crescer para fomentar o mercado. A mesma pesquisa aponta que a maior parte dos entrevistados (45%) efetua recargas quinzenal ou mensalmente.

Para isso, o posicionamento foi estimular a abertura de pontos de venda de chopp a granel, com o objetivo de impulsionar o consumo de cerveja nesses recipientes. Desta maneira, o consumidor poderá beber a draft beer que preferir onde e quando quiser.

Microcervejarias, bares, restaurantes, brewpubs e lojas de bebidas já aderiram ao growler e oferecem o refil a preços atrativos. Todos ganham, pois o empresário fideliza o cliente e aumenta o ticket médio, e o consumidor paga mais barato pela bebida. Isso acontece porque são dispensados os custos de envase, distribuição e rotulagem.

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist