E-commerce deixou de faturar R$407,2 mi durante a greve dos caminhoneiros

Estudo realizado pela empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro Ebit concluiu que, durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros, o e-commerce deixou de faturar R$407,2 milhões no país. Neste período de greve, a estimativa é que 861.710 pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores, representando uma queda média diária de 20% nas vendas, se comparado com os mesmos dias das semanas pré-paralisação.

As vendas do e-commerce estavam bastante aquecidas, com alta nominal de 12% na comparação com o ano passado. Este resultado se deve ao Dia das Mães, que é a principal data do calendário do varejo eletrônico no primeiro semestre e pela proximidade da Copa. “É um período muito bom para as vendas de TVs, que possuem tíquete médio mais alto e isso impacta positivamente no faturamento do setor. Com a greve, o consumidor ficou com receio de comprar e não ter a certeza de quando o equipamento chegaria. Essa incerteza que gerou a retração nas vendas”, explicou André Dias, diretor executivo da Ebit.

Apesar dos impactos negativos da greve, o e-commerce fechou maio com crescimento nominal de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. “Prevíamos inicialmente 20% e fechamos o mês com metade. Nossa expectativa é que, com a normalização da atividade econômica, possamos reaver esse crescimento represado. Além da Copa, teremos o Dia dos Namorados que também é uma data importante para o e-commerce”, disse.

André Dias acredita que a normalização das entregas e a retomada das vendas deve acontecer em até dez dias. “Os varejistas contrataram mão de obra extra para realizar as entregas e vão apostar em campanhas para atrair o consumidor de volta ao comércio eletrônico”, afirmou.

*Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist