Marcas lançam franquias no modelo Do It Yourself

834
[tempo para leitura: 2 minutos]

Devido à instabilidade econômica, incertezas e alto índice de desemprego, muitos profissionais estão decidindo investir em um negócio próprio. Se o valor de uma franquia tradicional muitas vezes não cabe no bolso de quem está empreendendo por necessidade, as franquias mão na massa, ou Do It Yourself, como também estão sendo chamadas, são boas opções para quem quer empreender.

Segundo dados recém-divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, a abertura de modelos de operações e canais de venda não tradicionais, ou seja, diferente de lojas de ruas e shopping centers, tem se tornado mais frequente. Um exemplo foi o aumento da participação da modalidade ‘Outros’, que diz respeito às operações Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% em 2017 para 5% em 2018.

A associação também acredita que essa flexibilidade de canais de venda vem se fortalecendo e tende a ganhar mais força nos próximos anos. Algumas redes já se preparam para essas mudanças, como a Chocolateria Brasileira e a NYS Collection, enquanto outras foram criadas com formato diferenciado, com é o caso da Mr. Kids. Visando alcançar mais cidades brasileiras, dar mobilidade aos franqueados e transformar a experiência de venda de chocolates em algo mais intimista, a Chocolateria Brasileira lançou a venda por meio da Chocobag, uma mala térmica com capacidade para até 62 litros. O investimento é de R$ 3 mil.

A NYS Collection lançou uma franquia com formato parecido. As vendas são feitas por meio de malas com gavetas, onde é possível ter um estoque de óculos ou bolsas (cerca de 100 ou 50 modelos respectivamente). O investimento total, já com a taxa de franquia, é de R$ 15 mil e a estimativa de retorno do capital é de 6 a 8 meses.

Em ambos modelos, o franqueado trabalha no esquema Do It Yourself, pois tem a flexibilidade para trabalhar em dias e horários variados, atuando em locais com grande fluxo de pessoas, como parques, colégios, universidades e praças, ou também firmando parcerias com outros estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, por exemplo.

A Mr. Kids. Atua por meio de vending machines, que têm taxa de investimento inicial de R$ 18.700 – incluindo equipamentos e produtos. O formato também oferece a possibilidade de adaptar horários. As máquinas trazem brinquedos de personagens da Turma da Mônica, Carinha de Anjo (SBT), e outros brinquedos infantis do mundo geek.

Deixe uma resposta