Público mais maduro faz mais compras em farmácia online

1155

Ao contrário daquilo que acontece na maioria das plataformas digitais, não são os mais jovens que compram pela internet medicamentos sem a necessidade de prescrição médica, produtos de higiene pessoal, itens de beleza e perfumaria. Pesquisa realizada pelo marketplace de drogarias e empresas de cosméticos Farmácias APP, com base nas compras realizadas na plataforma no 1º trimestre de 2018, concluiu que os usuários mais “maduros” predominam. As pessoas entre 35 e 44 anos são responsáveis por 62% das transações. Na sequência, aparece a faixa etária de 25 a 34 anos, com 21% das compras.

De acordo com Robson Michel Parzianello, CTO do Farmácias APP, o panorama constatado no levantamento mostra que o perfil dos compradores é de consumidores que já adquirem diversos produtos e serviços pela web com uma certa frequência. “Como os mais jovens ainda não possuem tantas preocupações com o assunto, é natural que as pessoas mais velhas sejam os usuários com maior recorrência de compra”, argumentou.

O executivo informou também que as maiores exigências do público consumidor no canal envolvem a agilidade e economia. “Geralmente os produtos comprados pelos usuários possuem percentuais atrativos de descontos, acima de 30%, e com prazo de entrega em poucos dias”, complementou. Com 64% de participação, os medicamentos lideram a comercialização na plataforma, seguidos por produtos de higiene (20%) e itens de perfumaria/cosméticos (16%).

Outra curiosidade apontada pelo levantamento é o fato dos homens gastarem mais do que as mulheres. No 1º trimestre, o Farmácias APP apurou que o ticket médio mensal deles foi de R$ 182, número 46% superior em relação às mulheres (R$ 124). Vale destacar que a diferença percentual de gênero é mínima, com os homens representando 51% dos usuários ativos e as mulheres 49%.

Em virtude da possibilidade de parcelamento, o cartão de crédito lidera a preferência dos consumidores no ato da compra, com 62% das transações. No entanto, os descontos disponibilizados pelas marcas anunciantes fazem com que boleto bancário registre crescimento mensal contínuo, representando hoje 38% das vendas.

*Imagem reprodução

Deixe uma resposta