Como digitalizar um negócio por meio de “carona digital”

0
283

Digitalizar o negócio. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da atualidade, principalmente para as empresas que não nasceram digitais, e, há décadas, fazem mais do mesmo, com pouca inovação. Questões como omnicanalidade, realidade aumentada, big data, analytics estão virando uma língua completamente diferente e cada vez mais difícil de ser compreendida pelas empresas que não conseguiram até o momento se digitalizar ou se conectar aos seus novos clientes e à nova realidade.

E mais do que ser um inevitável futuro, há inúmeros ganhos em tornar a empresa mais digital, que vão de possibilitar uma maior e ilimitada escalada nas vendas, até mesmo reduzir ou, no mínimo, melhorar a maneira como você controla estoques e processos. Mas como criar uma cultura digital se seus consumidores não parecem estar tão digitais para o seu negócio como todo mundo por aí pensa e fala?

Na verdade, praticamente todo mundo já está “digitalizado” hoje. A questão é como estamos abordando essa digitalização para o seu negócio.

Uma das maneiras que acredito que possam aproximar sua marca e seus consumidores pode ser exatamente utilizar como “carona” sistemas e operações que já fazem sucesso, para criar algo próximo ou similar ao seu negócio.

Se falássemos em realidade aumentada há alguns anos, por ser um termo totalmente novo para a grande maioria, haveria a necessidade de explicar o que é de fato, e de se “criar cultura” de uso da nova tecnologia. Nos dias de hoje, e talvez não importe o rincão distante do país que você esteja, talvez mencionar que funciona parecido como “aquele joguinho do Pokémon”, que colocava os bichinhos no mundo real, já seria, como diz o ditado, meio caminho andado.

Da mesma forma, estamos rodeados de novas tecnologias e aplicativos que já ganharam escala e cultura o suficiente para que sejam considerados como cultura “consolidada” de mercado. Utilizar algo já criado por esses aplicativos e plataformas pode ser algo que possibilite que não seja mais necessário “inventar a roda” para tornar seu cliente mais “digital”.

Pensando nos aplicativos que já consolidaram culturas, hoje já mandamos mais mensagens de texto, voz e vídeo do que usamos o telefone com o WhatsApp; já sabemos como pedir comida por qualquer aplicativo, como no iFood; já sabemos como escolher em um menu o programa que você quer na hora que você quer, como na Netflix; entre tantos outros.

Dessa forma, o que você pode aproveitar hoje de cada um desses negócios para o seu próprio negócio? E se o contato com o seu consumidor fosse tão personalizado e rico quanto no WhatsApp? E se comprar algo na sua loja fosse tão simples quanto pedir algo no iFood? E se escolher um “look” de moda na sua loja fosse tão simples quanto navegar entre categorias e possibilidades na Netflix?

Aproveite a carona de quem já “abriu a trilha”, ou o caminho para o que funciona no mercado. Aproveite a carona digital.

*Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui