Sonae Sierra Brasil cria visita ao Shopping do Futuro

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As transformações digitais e o uso de tecnologia chegaram com força ao setor varejista, inclusive aos shopping centers, que passaram a usar diversas ferramentas para conhecer e se adaptar ao novo consumidor. O desafio hoje é manter os centros de compras atrativos, em um mundo com tantas possibilidades digitais.

A fim de se atualizar para fazer parte deste universo, a administradora de shopping centers Sonae Sierra Brasil criou uma experiência em Realidade Virtual pelo Shopping do Futuro, em 2033. O passeio mistura realidade virtual e aumentada e será apresentado na feira de shopping centers Exposhopping 2018. Depois disso, a experiência será apresentada gratuitamente aos visitantes dos 10 centros de compras administrados pela companhia em todo o Brasil.

Desenvolvida em parceria com a YDreams Global, a experiência tem o objetivo de mostrar a evolução dos centros de compras nos próximos 15 anos. Em 2033, esses espaços oferecerão ainda mais experiências e opções de lazer e convivência, em ambientes que utilizam a tecnologia para tornar a jornada do consumidor mais prazerosa e completa. São ferramentas como o uso das experiências sensoriais e o oferecimento de vantagens e descontos na utilização de serviços, além da otimização do tempo, que garantirão o sucesso do Shopping do Futuro.

Para a criação do conceito de Shopping do Futuro, a empresa criou uma equipe multidisciplinar, para que cada um pudesse acrescentar conteúdo, tendências e mudanças que já estão sendo previstas e implementadas nos empreendimentos da Companhia. “Vamos mostrar um espaço mais atrativo e completo, moderno, dinâmico e que seja muito mais que um lugar apenas para consumir. Proporcionaremos uma jornada completa para que o cliente use o espaço com criatividade, passando mais tempo dentro do shopping para usar serviços, trabalhar, cuidar da saúde e vivenciar experiências memoráveis com amigos e familiares”, detalhou Laureane Cavalcanti, Diretora de Marketing e Comunicação da Sonae Sierra Brasil.

O objetivo da experiência criada é permitir que o consumidor seja o protagonista. Ele pode escolher diferentes jornadas no Shopping do Futuro, como fazer um check-up completo ou comprar um produto que esteja precisando. O pagamento pelo serviço ou pelas compras pode ser feito com pontos do Programa de Fidelidade do shopping. A jornada é comandada pela assistente virtual Lia, que além de acompanhá-lo dando dicas, responde dúvidas específicas e informa as atividades previstas para o dia, entre outras ações.

A companhia criou um programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de compras por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais indoor, é o chamado Digital Experience. Entre outras iniciativas da empresa estão o serviço dos Helpers, uma ferramenta para que os clientes realizem consultas, tirem dúvidas, façam reserva de produtos e recebam informações sobre os centros de compras e suas lojas, além de recomendações sobre serviços e compra de produtos, via WhatsApp. Além disso, existem outras ações, como a plataforma Gerador de Presentes, um sistema que escolhe e personaliza uma lista de presentes de acordo com o perfil definido pelo usuário, nas campanhas sazonais.

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