Tecnologias que impactam e transformam o varejo são tema de debate no LATAM Retail Show

As tecnologias que impactam e transformam o varejo estiveram em pauta hoje durante o LATAM Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que termina nesta quinta-feira (30), no Expo Center Norte, em São Paulo, e reuniu importantes líderes, que, juntos, discutiram como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.

O tema teve a curadoria de Ricardo Ramos, sócio-diretor da GS&Xtreme, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do LATAM Retail Show, e os seguintes debatedores: Daniel Peres Chor, Head de inovação e negócios digitais da Multiplan; Diego Marcondes, gerente nacional de marketing da Ancar Ivanhoe; e Jacob Rosenbloom, CEO e fundador da Levee.

Diego Marcondes, gerente nacional de marketing da Ancar Ivanhoe, comentou que a cultura de inovação deve ser multifacetada, incorporando empresa, clientes e anunciantes. “O primeiro passo para a mudança de cultura vem da intolerância ao erro. No varejo estamos acostumados a ter baixa tolerância, pois isso significa perda de dinheiro. Primeiro, deve-se aceitar que há um percentual de nosso negócio que pode dar errado. Essa tolerância vai gerar uma cultura de inovação, que deve ser contínua. A partir do momento em que se admitir um percentual de erro em toda a organização, facilitará a vida de todos. Cada vez mais as indústrias de shoppings e de tecnologia vêm trabalhando juntas para construir essa mudança. No início, tínhamos que explicar cada uma das novas tecnologias, mas hoje os lojistas conhecem muito mais sobre elas do que o próprio gestor do shopping. É uma cadeia que deve ser retroalimentada, na qual os dois lados aprendem”.

De acordo com Daniel Peres Chor, Head de inovação e negócios digitais da Multiplan, os shoppings são uma plataforma de integração da sociedade. “A Multiplan sempre investiu em inovação para ajudar a provocar algumas mudanças, pois enxergamos que há mais oportunidades do que barreiras. Para quem quer entrar no mundo digital, é preciso ter pessoas e uma cultura para deixar o ambiente aberto a mudanças, que reúna e-commerce, CRM, realidade virtual. A Multiplan está disposta a trazer muitos outros serviços digitais a seus consumidores por meio de uma plataforma mais centrada no consumidor do que na venda”, explica.

Jacob Rosenbloom, CEO e fundador da Levee, afirmou que hoje o varejo se adaptou a uma cultura de margem rasa, o que é um fato mundial, e defende a utilização cada vez maior do chamado Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina. “Por meio de algoritmos podem-se obter muitas conquistas. A empresa chinesa JD.com, por exemplo, é líder mundial em tecnologia e Inteligência Artificial no segmento de varejo, e em quatro anos, suas vendas cresceram cinco vezes, e quase todas suas margens dobraram. Eu morei em sete países e trabalhei em cinco, mas nunca vi um país tão obcecado com margens como o Brasil’, diz.

O LATAM Retail Show teve início na terça-feira passada e termina hoje, dia 30. O evento reuniu importantes líderes, que, juntos, discutiram como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central foi “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” eabordou todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

Dividido em congresso e exposição, o LATAM Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.

 (Foto: Daniel Camargo/Terassan Fotografia​)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist