Chatbots agilizam o atendimento ao cliente

Os assistentes virtuais são uma realidade do dia-a-dia e, cada vez mais, auxiliam na comunicação entre empresas e consumidores, o que garantiu a sua popularidade nos últimos anos. Presente em plataformas como Facebook, Twitter e WhatsApp, essa ferramenta usa inteligência artificial e oferece cada vez mais funcionalidades para as empresas, mas, apesar disso, ainda gera dúvidas sobre a sua real utilidade e funcionamento.

Os chatbots têm como função interagir com os usuários através dos famosos bate-papos, interagindo com as pessoas, a fim de atendê-las. Os assistentes virtuais são uma alternativa para melhorar a experiência do usuário com a marca, com eles é possível conseguir velocidade no atendimento, altamente desejada pelos consumidores. E a conversa não é necessariamente automatizada. Quando estruturados corretamente, os assistentes virtuais oferecem diálogos naturais, deixando o cliente impressionado positivamente. É uma alternativa para escalar o atendimento ao cliente, mantendo um tom de comunicação muito pessoal seja no suporte online, por telefone, e-mail e pelas redes sociais.

Um robô desenvolvido a partir de um software de comunicação automatizada, o chatbot é uma evolução na relação entre clientes, marcas e tecnologia. Através da inteligência artificial, os assistentes virtuais são capazes de aprender com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com os usuários e em conversas futuras. São uma evolução da interface de interação de lojas virtuais e serviços de atendimento ao cliente, capazes de aprender com o usuário através de técnicas de machine learning e do processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), a mesma técnica presente na base dos sistemas de reconhecimento de voz de assistentes virtuais como a Siri, da Apple, o Google Now e a Cortana, da Microsoft.

Os chatbots com inteligência artificial são desenvolvidos com um banco de dados de acordo com as necessidades das empresas. “O assistente virtual é configurado com uma lista de perguntas e respostas, informações pré-definidas, inclusão de vocabulário próprio, imagens e links, que podem direcionar o usuário para sites ou páginas externas. Além de toda tecnologia, os chatbots são práticos para as empresas e para os usuários que não precisam mais acessar um site específico ou baixar um aplicativo para receber o atendimento, já que eles podem ser integrados nos principais meios de comunicação entre empresa e cliente”, explicou Mario Mendes, diretor-presidente da Olitel, empresa especializada no segmento.

*Imagem reprodução

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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