O Boticário lança fragrâncias desenvolvidas por meio de Inteligência Artificial

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O Boticário apresentou, em um evento em Nova York, as primeiras fragrâncias do mundo desenvolvidas com a ajuda da Inteligência Artificial. Os lançamentos serão comercializados em duas versões nos canais da marca em meados de 2019 e foram criados em parceria com a Symrise, uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo, e a IBM Research. Esta é a primeira vez que uma fragrância combina emoção e automatização: o nariz do homem e o cérebro do sistema.

“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração Millennial – que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas – das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explicou Jean Bueno, gerente de Perfumaria do Boticário.

Os insumos foram dados à Symrise que usou a Phylira – a solução de Inteligência Artificial desenvolvida pela IBM Research que usa novos e avançados algoritmos de aprendizado automático para examinar milhões de fórmulas e milhares de ingredientes de forma a identificar padrões e novas combinações. O resultado foi duas combinações inusitadas de fragrâncias – com um pouco de cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe e que só precisaram do nosso toque final no Boticário para ficarem totalmente prontas. É a alquimia perfeita entre homem e máquina, traduzida em perfumaria”, disse Jean. Com as essências em mãos, o time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário refinou a combinação e chegou às duas primeiras fragrâncias no mundo criadas com a ajuda da Inteligência Artificial.

“O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade de Philyra e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A Inteligência Artificial certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento – que inclui centenas de submissões em um intervalo de até três anos – e permitir que o time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor”, afirmou Tiago Martinello, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Nome, embalagem e outras características das fragrâncias serão revelados em meados de 2019, mas já foram testados e aprovados por especialistas no segmento.

“Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas de fragrâncias únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai cheirar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova e linda fragrância,” disse Richard Goodwin, Principal Research Scientist da IBM.

De acordo com Achim Daub, presidente da Symrise Scent & Care, desenvolver fragrâncias vencedoras por meio da arte e da ciência é uma paixão que move a empresa a mais de 200 anos. “Agora, nossos perfumistas podem trabalhar com um aprendiz de Inteligência Artificial que pode analisar milhares de fórmulas e dados históricos para identificar padrões e gerar novas combinações, ajudando a ultrapassar os limites da perfumaria e acelerar este processo de desenvolvimento com fórmulas jamais vistas”, comemora.

“A perfumaria é uma arte antiga. Ela se move lentamente através da história e pode parecer inalterada por séculos. Mas há momentos de significado histórico que são inegáveis. A última grande explosão de inovação começou no final do século 19 com a introdução de matérias-primas sintéticas de fragrâncias na paleta do perfumista”, lembrou David Apel, perfumista da Symrise. “Essa revolução ainda é a força motriz por trás da maioria dos grandes perfumes de hoje. A Inteligência Artificial é a próxima fronteira de inovação e descoberta da perfumaria. Observar isso e ajudar a direcioná-la é um privilégio e o marco mais significativo da minha carreira.”

*Imagem reprodução

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