Atacarejos investem em produtos premium de higiene pessoal e beleza

0
890

A fim de atrair ainda mais os consumidores, as redes de atacarejo estão investindo em itens de beleza e higiene pessoal de marcas premium, em grandes embalagens. Isso reflete a tendência de crescimento do setor. De acordo com dados da Nielsen, o tíquete médio gasto com produtos das duas categorias cresceu 52% no primeiro quadrimestre de 2018, na comparação com mesmo período do ano passado.

Os itens que têm crescido com a venda de pacotes maiores, os chamados promopacks, são, principalmente, shampoos, esmaltes, protetores solares, lâminas de barbear, cremes dentais,  sabonete líquido e desodorantes. Margareth Utimura, responsável pela pesquisa da Nielsen afirmou: “a indústria de beleza está sendo a último setor a entrar nesse tipo de canal. Alimentos, bebidas e limpeza tradicionalmente são mais dependentes do atacarejo. Porém, estamos vendo o surgimento de algumas categorias importantes que antes não eram trabalhadas, como por exemplo cremes para o corpo”.

Os atacarejos têm como foco os preços baixos, não a oferta de itens de qualidade superior, mas esta oferta pode ser uma oportunidade. “Não vamos encontrar a mesma variedade de produtos dessa categoria como nos supermercados, mas esses formatos podem ser uma porta de entrada para o atacarejo. A questão do cash and carry ainda está muito voltada para o custo-benefício”, disse Margareth.

O estudo destacou que a cultura de comprar embalagens maiores dos produtos tem crescido entre os consumidores, sempre com foco no custo-benefício de itens considerados mais sofisticados. A pesquisa demonstrou, por exemplo, que 72% dos ganhos do segmento de protetor solar vieram dos itens premium. Os promopacks de produtos para o cabelo cresceram 32% dentro dos atacarejos no primeiro quadrimestre de 2018, quando comparado ao mesmo período de 2017. A participação dos promopacks e bigpacks nas vendas do segmento cresceu 8% no mesmo período estudado.

*Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui