As novas gerações dirigem a oferta dos negócios de foodservice

Foodie é um termo novo e informal para denominar os apaixonados por comida. E essa “paixão” tem sido uma característica cada vez mais forte entre os jovens das gerações Y e Z. Questionadores por natureza e estimulados por sua curiosidade e inconformismo, possuem expectativas extremamente altas em relação aos alimentos. Sejam eles processados pela indústria, transformados por chefs renomados, in natura ou comprados num food truck em uma esquina qualquer.

O desejo do consumidor é que os alimentos propiciem auto realização, permitam vivenciar novas sensações e possam ser customizados segundo as preferências mais particulares. Adicionalmente a isso, um interesse e exigência pela transparência em relação a origem, preparo, composição e desperdício. Por fim, compreendem a tecnologia como uma ferramenta que lhes permite vivenciar novas experiências e lhes entregar mais conveniência no momento das suas refeições.

O consumidor foodie tem como propósito pessoal relacionar-se com o planeta de uma forma menos agressiva, assim, o consumo de proteína animal que por centenas de anos foi tido como símbolo de status social e, na maioria das vezes, inclui o sacrifício de animais (sejam eles criados ou não para a finalidade de abate), passou também a ser questionado. Nos últimos três anos os movimentos de promoção do vegetarianismo e veganismo ganharam força mundialmente e hoje ajudam o consumidor a pressionar a mudança da oferta no mercado de foodservice.

Muito longe de sermos radicais, o objetivo é provocar a reflexão. Vivemos um momento importante de transição alimentar e a dieta based plant que define o consumo exclusivo de frutas, vegetais, tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará), leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha), cereais integrais (arroz, trigo, quinoa), oleaginosas (castanhas, amendoim, macadâmia, pistache, nozes), sementes e cogumelos ganha espaço dia a dia junto aos consumidores.

A pergunta é: por quanto tempo mais o consumidor aceitará a oferta disponível nos menus e vitrines atuais? Através de pesquisas podemos identificar que ele é simpático ao produto coxinha de brócolis, mas isso não quer dizer que a primeira versão do produto que lhe for ofertada será aceita. Uma mudança de mix de produtos vencedora exige a implementação de um disciplinado programa de desenvolvimento de novos itens, combinado com etapas de revisão dos acordos de fornecimento, revisão de processos em loja e de validação da experiência do consumidor.

É muito trabalho pela frente. Não adie demais! Você pode estar mais atrasado do que imagina.

 

Nota:

De 8 a 16 de janeiro 2019 – faça parte da delegação do Grupo GS&Gouvêa de Souza na NRF Retail’s Big Show e participe do programa de visitas técnicas em FOODSERVICE. O conceito técnico de alimentação fora do lar foi ampliado e assumiu o papel de entretenimento multi-gastronômico. Além da programação completa da NRF teremos 2 dias intensos de study tour em operações premium, inovadoras, cool, competitivas ou divertidas dos setores: fine dining, casual dining, fast casual, quick service restaurant, supermarket, in store e c-store.

Esteja conosco!

Informações: vendas@gsmd.com.br ou pelo telefone: (11) 3405-6696 e saiba mais: www.gsmdnrf.com.br

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Comentários 2

  1. Larissa Rodrigues says:

    quero receber a newsletter do site e não encontro 🙂

    • Oi, Larissa. No canto direito do site você encontra o formulário para receber o conteúdo em seu e-mail (receba nossas notícias). Basta preencher seu nome e e-mail que automaticamente estará cadastrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist