Varejo brasileiro cresce 3,2% em outubro

0
1370

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou que a receita do varejo brasileiro cresceu 3,2% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incidiu sobre a cesta de setores do varejo ampliado.  Em termos nominais – número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas – o indicador registrou alta de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O mês teve o resultado beneficiado pelo calendário. Outubro de 2018 teve dois domingos de eleição no país, prejudicando levemente o resultado do mês. Por outro lado, em relação ao mesmo período do ano passado, o mês apresentou uma quarta-feira a mais e um domingo a menos. Além disso, o feriado de 12 de outubro em 2017 caiu em uma quinta-feira, contra uma sexta-feira neste ano.

Ajustados a esses impactos, o índice deflacionado apontaria alta de 2,4%, o que representa uma desaceleração em relação ao observado no mês de setembro, com alta de 3,2%. Já pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2017, apresentando uma leve desaceleração em relação a setembro, quando houve alta de 6,7%.

“Em outubro tivemos o segundo mês de desaceleração seguida, o que ainda não havia ocorrido este ano. Ainda não é possível dizer se há uma mudança da trajetória de recuperação do varejo, ou se é apenas uma oscilação natural”, observou Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

*Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui