Por que os presentinhos baratos da Daiso fazem tanto sucesso no Brasil?

0
1545

Recentemente, a gigante japonesa com mais de 5 mil lojas no mundo e 40 no Brasil abriu sua primeira loja no Paraná, no Shopping Curitiba. A primeira fora do estado de São Paulo. Só no primeiro dia, foram registradas mais de 4 mil pessoas, que formaram uma fila contínua durante 7 horas (abertura foi num feriado – meio período) e permaneceram em média duas horas esperando para adentrarem na loja. As filas permaneceram durante todo o primeiro final de semana e também no segundo…

Nunca antes na sua história, este shopping registrou algum outro episódio semelhante nos seus 22 anos de atividades. Mas as filas fazem parte de praticamente todas as inaugurações na trajetória da Daiso no Brasil, desde a abertura da primeira loja na Rua Direita em São Paulo, em 2013. As filas foram intermitentes por mais de 4 semanas e viravam o quarteirão. Mas o que faz com que tantas pessoas se submetam a este sacrifício ficando horas na fila para comprar produtos Daiso? Afinal a loja estará lá, aberta em todos os outros dias do ano.

Bom, além dos preços convidativos (preços em média de R$ 7,99) e dos produtos serem de boa qualidade, além de “fofinhos”, a Daiso tem forte apelo entre os consumidores como “a melhor compra na relação custo X benefício em momentos de crise”. Alguns itens chegam a custar 4 vezes menos do que similares no mercado, o que torna uma alquimia irresistível para o público. A sensação de estar comprando algo abaixo do preço é a mesma sensação que o consumidor sente ao participar das promoções de uma Black Friday, ou de comprar nos centros populares na Rua 25 de Março, em São Paulo, ou no Saara, no Rio de Janeiro, só que o ano inteiro. E isto ocorre pois a Daiso domina toda a cadeia produtiva e de distribuição, praticamente não colocando intermediários em todo o processo. Com uma rede própria de mais de 5 mil lojas, em diversos países, os ganhos de escala são imensos.

Só a Gouvêa tem mais de 30 profissionais auxiliando você em todos os momentos da delegação

Outro fator que encanta é a imensa variedade de produtos e novidades chegando praticamente todos os dias, fazendo a festa das consumidoras (público predominantemente feminino) de todas as idades, mas, sobretudo, entre as jovens que adoram postar suas compras nos seus blogs, nas mídias sociais e, principalmente, no Instagram. É muito comum ver pessoas nas lojas tirando selfies e filmando sua jornada de compra. A Daiso é de fato uma loja “instangrámavel”.

Recentemente, alguns concorrentes vindos do outro lado do mundo também desembarcaram por aqui.  As redes chinesas Miniso e Uniso. Visualmente parecidas, mas com outras propostas de preços e produtos. Existe mercado para todas elas e, com isto, o consumidor brasileiro só tem a ganhar. Que abram mais lojas por todo o Brasil!

* Imagem reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário!
Coloque seu usuário aqui