Varejistas de moda estão otimistas com Natal e novo ano

1755
[tempo para leitura: 2 minutos]

O final do ano é a época mais aguardada pelo varejo de moda, pois traz consigo a perspectiva de um aumento nas vendas de itens de moda. “Nesta data as roupas sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidas de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias”, disse Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa cerca de 90 grandes marcas do varejo de moda brasileiro.

O resultado positivo da Black Friday fez com que o varejo de vestuário registrasse crescimento nas vendas. A perspectiva favorável se mantém semelhante para o Natal. “Cerca de 80% das redes varejistas associadas à ABVTEX reportaram vendas maiores na Black Friday deste ano em comparação ao mesmo evento de 2017. Este resultado reflete o ânimo do consumidor em retomar as compras nesta época, que coincide com o pagamento do 13º salário, e também é fruto da expectativa positiva em relação ao novo governo”, apontou Lima.

Esta conjunção de fatores para um quarto trimestre melhor faz com que as redes esperem um crescimento das vendas este ano em relação ao ano passado. “Ainda que em patamares conservadores, pois a gestão dos estoques vem sendo realizada para que não sobrem produtos nas prateleiras”, ressaltou o diretor.

Para a ABVTEX, os elevados índices de desemprego e a restrição ao crédito são fatores que devem ser solucionados para que aconteça a retomada em 2019. As grandes redes associadas são otimistas em relação à recuperação gradativa dos padrões de consumo para os próximos anos e manterão suas estratégias de expansão com a abertura de novas lojas, desenvolvimento de novas coleções e artigos, investimentos nos pontos de venda e na experiência do consumidor, na ampliação da oferta do crédito e no potencial do e-commerce que, ainda que represente pouco nos volumes comercializados, é uma forte tendência por proporcionar fácil acesso dos consumidores de todas as partes do país aos artigos de moda.

Deixe uma resposta