Leroy Merlin utiliza plataforma de startup para otimizar divulgação de ofertas

2623
[tempo para leitura: 2 minutos]

A Leroy Merlin passou por um processo de reestruturação da arquitetura digital e precisou encontrar outra ferramenta para criação de etiquetas, pois a adotada até então não era compatível com o novo modelo de negócios da empresa. A nova opção escolhida foi a Pricefy, startup especializada na comunicação de preços e promoções em pontos de venda, que padronizou os de cartazes de oferta da varejista de construção.

“Só nas etiquetas houve uma economia de 15% em relação ao processo anterior”, disse Nelson da Silva, gerente de projetos da Leroy Merlin. Em 2016, a companhia decidiu mudar o ERP utilizado na rede, com objetivo de integrar o e-commerce, criando um ambiente de vendas omnichannel.

A Pricefy atuou com o desenvolvimento de um modelo mais eficiente de criação e gestão de cartazes promocionais, afim de trazer maior facilidade na produção desse material a partir de um software com templates, assim como integrar as ofertas divulgadas com o sistema de caixa, para evitar erros de cobrança que não raro surgem quando isto é feito de modo manual.

“A mudança nos cartazes ajudou a reduzir erros de precificação e deu muita agilidade”, falou Paulo Barquette, líder de processos operacionais da Leroy Merlin. Anteriormente, a criação de um cartaz era centralizada em um funcionário por loja e podia levar até três dias, agora o material usado na divulgação de uma oferta fica pronto em até 15 minutos e pode ser feito por qualquer um.

O próximo passo é a implantação de uma solução que as duas empresas estão desenvolvendo para facilitar o acesso dos funcionários da rede varejista à ficha técnica de cada produto. “Vai ficar salva, pronta para usar. Hoje levamos muito tempo escrevendo tudo quando é necessário”, disse Paulo.

Iniciada em fevereiro de 2017, a integração da startup com a Leroy Merlin foi finalizada em novembro deste ano, quando ocorreu o rollout na última das 41 lojas da rede. Hoje, a plataforma é utilizada para criação de mais de um milhão e meio de etiquetas de preço e duzentos mil cartazes de promoção por mês na empresa.

No final de 2016, quando ocorreu o primeiro contato entre as empresas, a startup ainda estava com a solução em desenvolvimento. “A adesão da Leroy foi um voto de confiança e nos ajudou a validar o conceito e viabilizar a plataforma”, afirmou Alex Terra, cofundador e diretor de tecnologia da Pricefy. “Eles se comprometeram e nos entregaram o que foi prometido. Foi um empenho em se tornar um parceiro que trouxe resultados positivos”, disse da Silva.

*Imagem reprodução

Deixe uma resposta