Óticas Diniz reúne informações operacionais em nuvem

A rede Óticas Diniz, fundada em 1992, tem unidades em todos os estados do país. Sendo assim, uma grande quantidade de informações circula diariamente entre as lojas, gerando a necessidade de centralizar tudo em um ambiente que oferece mais disponibilidade e segurança. A empresa utilizava mais de 30 servidores físicos espalhados pelo Brasil, dificultando o acesso às informações de forma rápida.

Em 2016, foi iniciado o projeto de migração das informações para um ambiente em nuvem, executado pela Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em serviços profissionais em cloud corporativo. A migração durou aproximadamente três meses, e atualmente, mais de 300 lojas estão divididas entre a nuvem da Mandic Cloud e de outro parceiro da ótica, enquanto ainda existem franqueados com servidores próprios.

A Óticas Diniz tem um crescimento expressivo de 80 a 100 lojas inauguradas por ano. Para Fernando Fanizzi, diretor de Tecnologia das Óticas Diniz, com esse aumento, é importante que todas as informações estejam consolidadas em um ambiente seguro e de fácil acesso. “A Mandic Cloud vem acompanhando o crescimento da nossa empresa de acordo com o ritmo e espaço que precisamos, podendo aumentar o uso do cloud computing sem necessidade de investir em uma nova infraestrutura ou parada das nossas atividades quando demandamos alguma atualização de software”, comentou o executivo.

Além de auxiliar na migração das informações para a nuvem, a Mandic Cloud faz um trabalho contínuo de manutenção e sustentação do ambiente para a empresa, lidando com situações como upgrades emergenciais, alteração de firewall para ativação de novas franquias, gestão de picos de acesso no ambiente que causam alto processamento, aumento de demanda que necessitam de uma rápida escalação de recurso, entre outros.

“Buscamos desempenhar um papel de facilitadores, onde primeiro tratamos do problema e então só depois resolvemos assuntos burocráticos. Por exemplo, mesmo se alguma aplicação está com um incidente que seja necessário mais tempo para resolver, temos a flexibilidade de entregar uma estrutura que suporte as aplicações e paralelamente desenvolvemos o serviço mais complexo para resolução do problema”, explicou Simone Cancello, analista de Qualidade da Mandic Cloud Solutions.

*Imagem reprodução

Redação

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